Edição 381 | 21 Novembro 2011

Economia política das indústrias culturais

Grupo CEPOS

O grupo de pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade – Cepos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, realiza, entre os dias 1º e 2 de dezembro de 2011, seu sexto seminário de pesquisa. A edição desse ano terá como tema Economia Política das Indústrias Culturais e reunirá docentes convidados do Brasil, Europa e África.

Entre os expositores, estão Enrique Bustamante, da Universidad Complutense de Madrid; Francisco Utray Delgado, da Universidad Carlos III de Madrid; Patricia Corredor Lanar, UFRC/Espanha; e César Bolaño, Universidade Federal de Sergipe. O evento contará ainda com exposições dos pesquisadores vinculados ao Cepos. O seminário tem entrada franca e conta com o patrocínio da Fundação Ford, CNPq, Capes e Fapergs.

De acordo com o coordenador do grupo de pesquisa, Valério Cruz Brittos , o 6º Seminário de Pesquisa Cepos representa um importante momento de socialização do conhecimento construído na academia, de forma a possibilitar a integração e troca de informações e ideias entre os expositores e os participantes. A intenção, segundo ele, é que esse processo resulte na ampliação da produção crítica, incorporando caminhos teóricos capazes de auxiliar na explicação da realidade social contemporânea. Assim, o evento propõe-se a refletir sobre os conflitos decorrentes de um modelo econômico-social estruturado no sistema capitalista e sobre as alterações acentuadas ocasionadas pelos avanços tecnológicos cujas consequências atingem o exercício da cidadania e implicam na exclusão de participação de uma parte da sociedade.
No dia 1º de dezembro, o 6º Seminário de Pesquisa Cepos será realizado na Sala Santander, no campus Porto Alegre da Unisinos (av. Luiz Manoel Gonzaga, 744, bairro Três Figueiras, nas proximidades do Colégio Anchieta), entre as 17h00 e as 20h30. No dia 2, das 8 h às 20h30, o debate prossegue na Sala Ignacio Ellacuría do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus principal da universidade, em São Leopoldo (av. Unisinos, 950, bairro Cristo Rei). Os interessados em participar do seminário podem fazer sua inscrição por meio do link disponibilizado no endereço eletrônico www.grupocepos.net. Só receberão certificados os participantes que realizarem sua inscrição online. Os estudantes de Comunicação da Unisinos poderão aproveitar a carga horária do seminário como horas complementares cursadas – para realizarem a inscrição, deverão estar em dia com a universidade.

Serviço:

O quê:
6º Seminário de Pesquisa Cepos: Economia Política das Indústrias Culturais

Quando:
De 1º de dezembro de 2011, das 17h00 às 20h30h, a 2 de dezembro de 2011, das 8h30 às 20h00

Onde:
Sala Santander, campus Porto Alegre
Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros/IHU, campus São Leopoldo
Quanto:
Gratuito.

Inscrições:
De forma online, no endereço www.grupocepos.net.

Sobre o Grupo Cepos
O grupo de pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade – Cepos está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. O Cepos é coordenado pelo professor Dr. Valério Cruz Brittos e conta com cerca de 25 membros associados. As investigações do grupo de pesquisa estão alinhadas à Economia Política da Comunicação e envolvem principalmente as relações entre o mercado de comunicação, o Estado e a sociedade.

01-12-¬2011 (5ª) – Sala Santander (Unisinos Design) – Porto Alegre
17h – Abertura.
Autoridades acadêmicas (internas e externas).
17h30 – Mesa 1: Políticas e sociedade.
Expositor: Prof. Dr. Valério Cruz Brittos (Unisinos).
Expositor: Prof. Dr. César Bolaño (UFS).
Expositor: Prof. Dr. Enrique Bustamante (UCM – Espanha).
Mediador: Prof. Dr. Alsones Balestrin (Unisinos).
20h00 – Exposição de produtos audiovisuais do Grupo.
20h30 – Encerramento.
02-12-2011 (5ª) – Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU (Campus principal Unisinos) – São Leopoldo
08h30 – Mesa 2: Inovação e desenvolvimento.
Expositor: Prof. Dr. Sérgio Augusto Soares Mattos (UFRB).
Expositor: Prof. Dr. Francisco Utray Delgado (UC3M – Espanha).
Expositora: Profa. Dra. Patricia Corredor Lanar (UFRC – Espanha).
Expositor: Prof. Dr. João Martins Ladeira (Unisinos).
Mediador: Prof. Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS).
10h30 – Exposição de livros do Grupo (intervalo).
10h45 – Mesa 3: Teledramaturgia e conteúdos.
Expositora: Profa. Dra. Sandra Reimão (USP).
Expositora: Profa. Dra. Jacqueline Dourado (UFPI).
Expositor: Prof. Ms. Andres Kalikoske (Unisinos); Esp. Naiá Giudice (Unisinos).
Mediador: Profa. Dra. Veneza Ronsini (UFSM).
12h15 – Almoço.
14h00 – Mesa 4. Audiovisual e regulamentação.
Expositor: Prof. Ms. Luciano Correia dos Santos (UFS).
Expositor: Msto. Luciano Gallas (Unisinos).
Expositora: Profa. Ms. Carine Felkl Prevedello (Sec. Est. Planejamento RS).
Mediador: Prof. Dr. Gustavo Fischer (Unisinos).
15h30 – Mesa 5: Digitalização e estratégias.
Expositor: Prof. Dr. João Miguel (UEM – Moçambique).
Expositora: Profa. Ms. Rosana Vieira (Unisinos).
Expositores: Prof. Ms. Alexon Gabriel João (Unisinos); Esp. Giovanna Ferreira Alvarenga (Unisinos).
Mediador: Prof. Dr. Eduardo Pellanda (PUCRS).
17h00 – Exposição de teses, dissertações e monografias do Grupo (intervalo).
17h15 – Mesa 6. Alternativas e cidadania.
Expositoras: Profa. Dra. Nadia Helena Schneider (Sec. Mun. Educação Dois Irmãos); Profa. Ms. Paola Madeira Nazário (Unisinos).
Expositora: Luiza Carravetta (Unisinos).
Expositor: Msto. Eduardo Menezes (Unisinos); Rafael Cavalcanti Barreto (FITS).
Expositores: Prof. Dr. Bruno Lima Rocha Beaklini (Unisinos); Msto. Anderson David Gomes dos Santos (Unisinos).
Mediadora: Profa. Dra. Edla Eggert (Unisinos).
19h15 – Encerramento (avaliação e planejamento).
Prof. Dr. Valério Cruz Brittos (Unisinos).
Prof. Dr. Enrique Bustamante (UCM) – Espanha.
Todos os participantes.
20h00 – Final.