Edição 376 | 17 Outubro 2011

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 03-10-2011 a 17-10-2011

“Tentativas de regulamentar a internet e o lento processo de democratização da rede”

Entrevista especial com Mário Brandão, presidente da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital
Confira nas Notícias do Dia de 03-10-2011

“No Brasil, a população tem acesso aos meios, ao uso, não”, diz Mário Brandão. Segundo ele, dos 180 milhões de habitantes que possuem telefone celular, 2/3 não efetuaram nenhuma ligação nos últimos seis meses. Essa situação revela que “a população de baixa renda tem celular, mas não pode realizar ligações porque não tem créditos para isso”.

''O cerrado é o veio natural da expansão sucroenergética no Brasil”
Entrevista especial com João Humberto Camelini, geógrafo da Unicamp
Confira nas Notícias do Dia de 04-10-2011
“Apenas cerca de 4% do cerrado é protegido sob forma de unidades de conservação”, frisa João Humberto Camelini ao afirmar que há dificuldades de fiscalização e que na maioria dos estados ainda não há um zoneamento agroecológico.

Feijão transgênico. “A ‘porteira’ está aberta”
Entrevista especial com José Maria Gusman Ferraz, membro da CTNBio
Confira nas Notícias do Dia de 05-10-2011
A comercialização do feijão transgênico foi liberada no Brasil pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, apesar dos apontamentos de irregularidades e evidências de que os estudos do produto “são falhos”, aponta José Ferraz.

Moçambique: “O menino bonito” da Vale
Entrevista especial com Jeremias Vunjanhe, jornalista moçambicano

Confira nas Notícias do Dia de 06-10-2011

A mineradora brasileira Vale, Instalada em Moçambique desde 2004, tem causado polêmica entre os trabalhadores, ambientalistas e ativistas moçambicanos ao explorar minério na bacia carbonífera de Moatize, “uma das maiores reservas de carvão mineral não exploradas do mundo”, informa Jeremias Vunjanhe.

Articulação indígena pela demarcação de terras
Entrevista especial com Maurício Gonçalves, líder da comunidade indígena da Estiva, em Viamão, Rio Grande do Sul e Roberto Liebgott, vice-presidente do Conselho Indigenista Missionário – Cimi do Rio Grande do Sul
Confira nas Notícias do Dia de 07-10-2011

“Reivindicamos fundamentalmente a demarcação de terras guarani no Rio Grande do Sul. Pedimos também que a Funai dê agilidade aos grupos de trabalho criados para identificar algumas terras guarani no estado. Os nossos guarani estão preocupados porque muitos indígenas estão vivendo em beira de estradas, embaixo de lonas”, constata Maurício Gonçalves

Educação brasileira: ''É hora de um levante em defesa do Piso Nacional para professores''

Entrevista especial com Roberto Franklin Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
Confira nas Notícias do Dia de 08-10-2011
O impasse em relação ao pagamento do piso salarial para a categoria “está mostrando quem tem interesse em educação pública de qualidade e quem não tem”, frisa Franklin Leão ao enfatizar que os professores estão fazendo greve para cumprir uma lei que as autoridades insistem em não cumprir.

Mais estímulo ao desmatamento
Entrevista especial com André Lima, advogado
Confira nas Notícias do Dia de 09-10-2011
André Lima tem uma opinião convicta sobre o texto do novo Código Florestal que tramita no Senado. Para ele, o projeto facilita a vida e cria um ambiente de estímulo aos novos desmatamentos ao permitir, por exemplo, que quem desmatar, depois da entrada em vigor da lei, poderá compensar fora do estado.

“Nossas cidades são insustentáveis”
Entrevista especial com Luciana Ferrara, arquiteta, pesquisadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP – LabHab FAUUSP
Confira nas Notícias do Dia de 10-10-2011
“Todo mundo fala de crescimento desordenado porque a cidade aparenta ser caótica e sem controle. Mas, na verdade, essa aparente desordem é como ela se organiza, se configura de fato”, explica Luciana Ferrara ao comentar a insustentabilidade das cidades brasileiras.

A política agrícola brasileira e o incentivo aos agrotóxicos
Entrevista especial com Flávia Londres, engenheira agrônoma, consultora da Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa – AS-PTA
Confira nas Notícias do Dia de 11-10-2011
O elevado e “alarmante consumo” de agrotóxicos no Brasil é resultado “de um conjunto de opções políticas adotadas pelo país, que remonta aos anos 1960”, esclarece a pesquisadora. Há 50 anos o Brasil potencializou investimentos em um modelo agrícola de monocultura que incentiva o uso de agrotóxicos nas plantações.

Círio de Nazaré: um dos maiores rituais do mundo
Entrevista especial com Silvio José de Lima Figueiredo, professor adjunto da Universidade Federal do Pará - UFPA
Confira nas Notícias do Dia de 12-10-2011
A capital paraense, a cada segundo domingo de outubro, homenageia Nossa Senhora de Nazaré, na Festa do Círio, considerada o Natal dos paraenses. Realizada dia 9 deste mês, a romaria contou com cerca de 2,3 milhões de romeiros, em homenagem à mãe de Jesus. O símbolo mais importante da procissão, depois da imagem da santa, é a corda, pois representa a "ligação entre o homem e o sagrado, sem muita mediação: é o corpo oferecido em sacrifício em busca do êxtase”, constata Silvio Figueiredo.
 
“O ser humano é muito mais do que o binômio afetivo-sexual”
Entrevista especial com Fernanda Ferreira Canfield da Luz, assistente social, professora da Faculdade São Francisco de Assis – Unifin
Confira nas Notícias do Dia de 13-10-2011
“Hoje, no Brasil, o movimento LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros têm visibilidade. Essa visibilidade coloca o governo na obrigatoriedade de atender aos direitos humanos que prega e isso tem facilitado a inserção do movimento no país e nos municípios, como Porto Alegre”, afirma a pesquisadora.

Partido dos Trabalhadores: da reforma agrária ao agronegócio
Entrevista especial com Clifford Andrew Welch, historiador, professor na Universidade Católica de São Paulo – Unesp
Confira nas Notícias do Dia de 14-10-2011
“Uma verdadeira reforma agrária vai mudar a estrutura fundiária do campo e isso não tem acontecido em nenhum mandato desde que a questão entrou na Constituição em 1988”, lamenta o historiador.

Guarani-kaiowá: um grito de desespero
Entrevista especial com Egon Heck, coordenador do Cimi – MS
Confira nas Notícias do Dia 15-10-2011
O Conselho Indigenista Missionário – Cimi vem a público denunciar e repudiar os ataques terroristas e genocidas desferidos contra os guarani-kaiowá, da comunidade Pyelito Kue, em Iguatemi, no estado do Mato Grosso do Sul, ocorridos nos dias 23 de agosto e 5 de setembro. Além de terem seus pertences destruídos, vários indígenas foram covardemente agredidos por homens fortemente armados.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição