Edição 372 | 05 Setembro 2011

Destaques On-Line

Redação

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 29-08-2011 a 05-09-2011

Do rádio à internet: a legalidade e a mobilização popular
Entrevista especial com Christa Berger, jornalista, professora na Unisinos
Confira nas Notícias do Dia de 29-08-2011
O papel da imprensa radiofônica no momento histórico da Legalidade e o fato de que, 50 anos após sua realização, a imprensa brasileira “segue conservadora e ocupa um lugar importante na defesa dos interesses privados dos grandes proprietários da nação” é o tema desta entrevista.

Comunicação horizontal e cidadania transitiva: a construção de um novo modelo democrático
Entrevista especial com Massimo Canevacci, antropólogo italiano, professor na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Confira nas Notícias do Dia de 30-08-2011
As manifestações sociais e políticas que emergem em todos os cantos do mundo e se proliferam por meio das redes sociais estão criando um “desafio à política atual” e dando início a “uma nova forma de democracia, na qual a comunicação tem um papel importante”, observa Canevacci.

Do Holoceno ao Antropoceno. Por outra forma de organização de vida
Entrevista especial com Wagner Costa Ribeiro, geólogo, professor na Universidade de São Paulo – USP
Confira nas Notícias do Dia de 31-08-2011
As mudanças climáticas e o aquecimento da Terra indicam que estamos vivendo uma nova era glacial denominada de Antropoceno. A ação do homem na natureza está “promovendo alterações de grande escala na superfície terrestre há pelo menos um século.

Novo Código Florestal: um retrocesso
Entrevista especial com Valério Pillar, engenheiro agrônomo, professor e vice-diretor do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Confira nas Notícias do Dia de 01-09-2011
O texto do novo Código Florestal aprovado pela Câmara dos Deputados prejudica “o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil até 2020: reduzir em 38% suas emissões de gases do efeito estufa”, menciona Pillar.

Comissão de Anistia: dez anos de reparações econômicas
Entrevista especial com Marlon Alberto Weichert, procurador regional da República do Ministério Público Federal
Confira nas Notícias do Dia de 02-09-2011
Criada em 2001 para promover reparação econômica aos perseguidos da Ditadura Militar, a Comissão de Anistia foi incentivada pelo Ministério da Justiça a conceder reparações morais e atuar “como um instrumento de promoção da memória”, avalia o procurador.

Destaques On-Line de 04-07-2011 a 14-08-2011

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) no período de 04-07-2011 a 14-08-2011.

Por outro modelo econômico. Entrevista especial com Lourdes Dill, coordenadora da Feira e do Projeto Esperança/Cooesperança
Confira nas Notícias do Dia de 07-07-2011
O desejo de viver em um mundo solidário e sustentável mobiliza pessoas a participarem da Feicoop, em Santa Maria. O evento transformou-se em um espaço de debate e reflexão para pensar uma economia alternativa, que seja sustentável e includente.

Uso de agrotóxico pode intensificar desmatamento na Amazônia
Entrevista especial com Jefferson Lobato, biólogo, analista ambiental do Ibama
Confira nas Notícias do Dia de 12-07-2011
O desmatamento tradicional é caro e o recrutamento de pessoas gera denúncias de desmatamento. Por isso, grileiros e fazendeiros optam pela pulverização de herbicidas. Além de não chamar a atenção dos órgãos fiscalizadores, “eles podem desmatar as áreas até em períodos chuvosos porque utilizam um óleo mineral para fixar o agrotóxico nas plantas”.

Fenômenos imagéticos audiovisuais contemporâneos
Entrevista especial com Cybeli Moraes
Confira nas Notícias do Dia de 23-07-2011
A intervenção dos usuários nas novas mídias digitais revela “a necessidade de pensarmos a comunicação por imagens: elas nos parecem tão ‘naturais’ que nos tornamos cegos por situação”, reflete.