Edição 372 | 05 Setembro 2011

Redação

Na semana passada o Banco Central tomou uma medida que, para muitos observadores, soou como ousada. Prevendo o agravamento da crise financeira internacional, a taxa Selic foi reduzida em 0,5 pontos. As reações, conforme pode-se acompanhar nas Notícias do Dia, atualizadas diariamente no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU são as mais contrastantes.

A revista IHU On-Line desta semana debate as dimensões da crise financeira internacional e seus possíveis impactos na economia brasileira.

Contribuem na discussão, Fernando José Cardim de Carvalho, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Fernando Ferrari Filho, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, José Luis Oreiro, professor no Departamento de Economia da Universidade de Brasília – UnB, Luiz Carlos Bresser-Pereira, ex-ministro dos governos Sarney e Fernando Henrique Cardoso, Amir Khair,  consultor na área fiscal, orçamentária e tributária, Maria Lucia Fattorelli, auditora fiscal da Receita Federal e coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida pela Campanha Jubileu Sul e Gigi Roggero, pesquisador na Universidade de Bologna, Itália.

Na presente edição publicamos também uma entrevista com o jornalista e professor na PUCRS, Juremir Machado, sobre o seu livro Vozes da Legalidade: política e imaginário na era do rádio, que acaba de lançar pela editora Sulina, de Porto Alegre, e que será o tema da conferência no próximo dia 08-09-2011, na Sala Ignácio Ellacuría e companheiros, no IHU. Assim, encerra-se o Ciclo de Debates e Conferências sobre os 50 anos da Campanha da Legalidade, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, durante o mês de agosto. A publicação Cadernos IHU em Formação, no. 40, sob o título Campanha da Legalidade. 50 anos de uma insurreição civil, editada durante o Ciclo, está disponível, na versão digital, na página eletrônica do IHU.

Completam esta edição uma entrevista e dois artigos.

Wilson Engelmann, professor e pesquisador do PPG em Direito da Unisinos, foi entrevistado sobre o livro, de sua autoria, Nanotechnology, Law and Innovation (Saarbrücken, Deutschland: LAP LAMBERT Academic Publishing, 2011),

Castor Ruiz, professor e pesquisador do PPG em Filosofia da Unisinos, publica o artigo O campo como paradigma biopolítico moderno, que descreve aspectos que serão debatidos, nesta segunda-feira, dia 05-09-2011, no evento Giorgio Agamben: “O Homo Sacer I, II, III. A exceção jurídica e o governo da vida humana.

Meios digitais e cultura democrática é o título do artigo de Francisco Sierra Caballero, professor titular de Teoria da Comunicação da Universidade de Sevilla,

A todas e a todos um bom feriado, uma ótima semana e uma excelente leitura!