Edição 366 | 20 Junho 2011

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 14-06-2011 a 20-06-2011.

Licença paternidade e a construção social do ser homem e ser mulher
Entrevista especial com Maria Angélica Fernandes, socióloga, subsecretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres
Confira nas Notícias do Dia de 14-6-2011
Uma ampliação da licença paternidade, mas também um questionamento sobre o papel designado como único e exclusivo das mulheres em relação ao cuidado com os filhos é o tema desta entrevista.

“O momento político é da multidão”
Entrevista especial com Giuseppe Cocco, cientista político, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Confira nas Notícias do Dia de 15-6-2011
“Hoje estamos em um mundo globalizado, onde não há mais modelos alternativos” e este não é o fim da história, como apontavam alguns estudiosos no passado. “Na realidade, estamos constatando que a história passou a se definir a partir das contradições que atravessam por dentro esse processo de unificação mundial dos mercados que é governado pela modulação da fragmentação e da heterogeneidade”, disse o pesquisador.

Impasses e limites da política de biossegurança brasileira
Entrevista especial com Silvio Valle, médico veterinário, pesquisador titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz.
Confira nas Notícias do Dia de 16-6-2011
Ainda que haja uma lei de biossegurança no país, os procedimentos ainda são bastante precários. O pesquisador faz um panorama histórico da biossegurança no Brasil, dizendo que aqui não existe uma política nesse sentido.

#15M na Espanha e a descrença nos partidos, sindicatos e ONGs
Entrevista especial com Raul Sánchez Cedillo, tradutor e filósofo, membro do comitê de redação da revista Multitudes
Confira nas Notícias do Dia de 17-6-2011
Em 15 de maio deste ano, milhares de pessoas se reuniram em Puerta Del Sol, em Madri, e desde lá tem se expandido por todo o país reivindicando uma mudança radical no sistema político e representativo. Os manifestantes também se opõem às privatizações, propondo um maior controle democrático do sistema financeiro.

Na terra da mineração, uma comunidade pobre ameaçada de despejo
Entrevista especial com José Geraldo de Melo
Confira nas Notícias do Dia de 18-6-2011
Na tentativa de sensibilizar a Justiça e a prefeitura de Itabira, em Minas Gerais, o Pe. José Geraldo de Melo segue, desde o dia 10-06-2011, em jejum permanente. A Justiça decidiu que 300 pessoas de uma vila pobre, conhecida como Comunidade Drummond, devem ser despejadas até o dia 30-07-2011 para que a terra seja reintegrada aos “herdeiros” que, durante muitos anos, não se manifestaram sobre a posse.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição