Edição 363 | 30 Mai 2011

Destaques On-Line

IHU On-Line

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente. Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br_ de 24-05-2011 a 30-05-2011

Aborto. Em busca de uma solução conciliatória
Entrevista especial com Charles Curran, teólogo moral norte-americano, professor da Southern Methodist University, Dallas, EUA
Confira nas Notícias do Dia de 24-05-2011
“Se uma pessoa crê que uma vida humana inocente está sendo tirada, ela tem todo direito de trabalhar por uma legislação para impedir isso”, ressalta o pesquisador. Ele aponta como importante reconhecer que não se está tratando da moralidade do aborto, mas que seu texto “aceita o ensinamento do magistério hierárquico da Igreja Católica de que o abordo direto é sempre errado”.

Brasil reduz a intensidade da pobreza, mas não acaba com a miséria
Entrevista especial com Lena Lavinas, economista, membro do comitê editorial do Feminist Economics (EUA) e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Confira nas Notícias do Dia de 25-05-2011
“O Brasil não tem política pública para acabar com a pobreza, nem política para acabar com a desigualdade”, constata a economista. A instituição de programas de distribuição de renda mínima como o Bolsa Família demonstra que o país está mais consciente com as questões sociais e isso ocorre porque o Brasil retomou o crescimento econômico após trinta anos de estagnação.

Caetité e o processo de mineração. A luta pelos direitos humanos
Entrevista especial com Osvaldino Barbosa, padre
Confira nas Notícias do Dia de 26-05-2011
A cultura do silêncio é explícita em Caetité. O único estudo que existe sobre a saúde das pessoas não levou em conta que quase 40% dos óbitos que ocorrem em Caetité são considerados causas não identificadas.

Câmara Setorial em debate
Entrevista especial com Amir Khair e Guilherme Delgado, economistas
Confira nas Notícias do Dia de 27-05-2011
Empresários e sindicalistas estão unidos para tentar fortalecer a indústria brasileira e criar novos empregos no país. Em conjunto, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, a Central Única dos Trabalhadores – CUT, a Força Sindical e os sindicatos dos metalúrgicos de São Paulo e do ABC, propõem a criação de uma Câmara.