Edição 362 | 23 Mai 2011

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU On-Line

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente. Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br_ de 16-05-2011 a 21-05-2011

Azaleia-Vulcabras-Grendene. Os custos, as perdas, as cobranças
Entrevista especial com Celso Três, procurador do Ministério Público Federal
Confira nas Notícias do Dia de 16-05-2011
Importante empresa de calçados no Rio Grande do Sul, a Azaleia não apenas fecha suas portas em Parobé-RS como também vai embora do estado depois de ser beneficiada com importantes quantias de dinheiro público. O contraponto sempre é a geração de emprego e renda, mas a Azaleia sai do estado sem dar explicações. Simplesmente, demitiu 840 pessoas e encerrou suas atividades de produção.

União homoafetiva. Uma vitória, mas resta ainda um longo caminho a percorrer
Entrevistas especiais com Luis Corrêa Lima, Toni Reis, Roque Junges e Ronaldo Henn
Confira nas Notícias do Dia de 17-05-2011
Por unanimidade o Supremo Tribunal Federal aprovou a união civil homoafetiva. Ao mesmo tempo, acontecia uma conferência de bispos católicos brasileiros que criticaram o que chamam de “casamento gay”. A votação é considerada uma vitória e o avanço no país. Porém, ainda há muito a ser feito e a ser discutido. Isso também é unanimidade entre os quatro entrevistados de hoje da IHU On-Line.

Economia Solidária no Brasil: crescimento e perspectivas
Entrevista especial com Cláudio Arroyo, geólogo
Confira nas Notícias do Dia de 18-05-2011
É com um olhar crítico e detalhista que o professor Cláudio Arroyo analisa o crescimento e o desenvolvimento da Economia Solidária no Brasil. Ele apresenta um panorama atual da economia solidária no Brasil, trazendo os caminhos pelos quais ela passou para chegar ao papel que cumpre hoje.

 
A crise das pastorais sociais é a crise da humanidade
Entrevista especial com D. Guilherme Werlang, bispo de Ipameri-Goiás, novo presidente da comissão episcopal pastoral
Confira nas Notícias do Dia de 19-05-2011
A partir da 49º Assembleia da CNBB, um novo presidente para a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz foi eleito. Atuante na área das pastorais sociais, Werlang falou sobre sua história, sobre a eleição que lhe colocou no cargo de presidência dessa comissão e, ainda, analisou a chamada crise atual das pastorais sociais.


Reprodução assistida. A clínica como espaço de normatização social
Entrevista especial com Marlene Tamanini, socióloga, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Confira nas Notícias do Dia de 20-05-2011
As dimensões físicas, psicológicas, políticas e culturais da reprodução assistida no Brasil e no mundo são analisadas nessa entrevista. A maternidade em laboratório tem crescido muito nos últimos anos, aponta. Uma de suas principais preocupações é entender os sentidos de paternidade, maternidade e filiação.

População de Caetité barra contêineres com material nuclear
Entrevista especial com João Batista Pereira, agente da Comissão Pastoral da Terra da região
Confira nas Notícias do Dia de 21-05-2011
Assim que receberam, no domingo retrasado, a informação de que dez contêineres com material nuclear desconhecido chegava a Caetité-BA vindo de São Paulo, o grupo que forma a Comissão Pastoral do Meio Ambiente da cidade foi às rádios da região avisar do carregamento. Ali, começava uma grande mobilização para impedir a chegada desse material à cidade. Mais de duas mil pessoas foram para a estrada fazer com que os caminhões fossem parados e o material não seguisse em frente.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição