Edição 354 | 20 Dezembro 2010

Destaques On-Line

IHU On-Line

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente. Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br_ de 13-12-2010 a 18-12-2010.

O Pampa padece com a silvicultura
Entrevista com Maria Conceição Carrion, assessora técnica da ONG Núcleo Amigos da Terra
Confira nas Notícias do Dia 13-12-2010
Maria Conceição Carrion comenta o Dossiê sobre o processo de implantação e expansão da silvicultura no Rio Grande do Sul, no período de 2004 a 2009. É categórica: “Os danos socioambientais da silvicultura são incontáveis, portanto".

Quando o óleo usado vira prêmio
Entrevista com Feliciane Brehm, professora no PPG em Engenharia Civil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Confira nas Notícias do Dia 14-12-2010
A professora Feliciane Brehm comenta o projeto de reciclagem de óleo de cozinha, desenvolvido em parceria com a universidade e mulheres do grupo Mundo Mais Limpo. O projeto recebeu o prêmio de 40 mil reais do 12º Banco Real Universidade Solidária.

COP-16: ‘É preciso mudar o sistema e não o clima’
Entrevista especial com Ivo Poletto, assessor de pastorais e movimentos sociais
Confira nas Notícias do Dia 15-12-2010
Ao retornar ao Brasil, depois de participar da 16º Conferência do Clima, que ocorreu em Cancún, Ivo Poletto menciona que o encontro  foi melhor do que o ocorrido no ano passado em Copenhague. “No evento em que se tratou da miséria, escutamos os companheiros dos vários países. Estes narraram os eventos extremos das mudanças climáticas em seus países”, comenta.

Política econômica integrada. A proposta de Dilma Rousseff
Entrevista com Amir Khair, economista
Confira nas Notícias do Dia 16-12-2010
Khair comenta a nova equipe econômica proposta pela presidente eleita, Dilma Rousseff e afirma que ela tentará conter a inflação e conduzir a política econômica de forma “concatenada”.

Frutas nativas no RS. A produção e os desafios das monoculturas
Entrevista com Paulo Brack, biólogo
Confira nas Notícias do Dia 17-12-2010
Pesquisas recentes, associadas às feiras de produtos agroecológicos, mostram a importância das frutas nativas do Rio Grande do Sul. Segundo o biólogo Paulo Brack, o principal desafio para os produtores é enquadrar seus produtos junto ao Ministério da Agricultura.

Uma nova chance para a TVE do RS
Entrevista com Pedro Osório, presidente da Fundação Cultural Piratini
Confira nas Notícias do Dia 18-12-2010
Creio que os governos dos últimos anos optaram por não investir em radiodifusão pública. Havia neste último governo um desejo manifesto de forma clara, algumas vezes; e outras, implícita de extinguir, inclusive, a Fundação Cultural Piratini”, descreve Pedro Osório.