Edição 351 | 22 Novembro 2010

Redação

A economia brasileira ante os desafios e as oportunidades que emergem da transição da era fóssil para a economia de baixo carbono é o tema em debate da IHU On-Line desta semana.

Contribuem nesta discussão, José Eli da Veiga, economista e professor na USP, Ricardo Abramovay, economista e coordenador do Núcleo de Economia Socioambiental – NESSA, da USP; Mariano Laplane, economista e professor na Unicamp; Antonio Corrêa de Lacerda, economista e professor na PUC-SP; André Moreira Cunha, economista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; William Vella Nozaki, sociólogo, pesquisador do PNPD-IPEA; Fernando Sarti, economista e professor na Unicamp; e Gabriel Rossini, professor do Departamento de Economia da PUC-SP e do CCSA-Mackenzie.

Completam esta edição uma entrevista com Bianca Kölling Turano, ativista pelos direitos dos animais e colaboradora do Instituto Ipanema - Instituto em Pesquisas Avançadas em Economia e Meio Ambiente, sobre o vegetarianismo e o direito animal.

A teóloga norte-americana Lisa Sowle Cahill, professora do Boston College, reflete sobre a tarefa da ética na sociedade moderna.

Em função do falecimento da professora Dra. Beatriz Vasconcelos Franzen, uma das fundadoras do curso de História e promotoras da criação, em 1987, do Programa de Pós-Graduação em História da Unisinos, publicamos alguns depoimentos de pessoas que conviveram com ela.

Antônio de Abreu
, superior no CIAS-Ibrades, e o jornalista Luiz Paulo Horta relembram o legado do padre Fernando Bastos de Ávila, falecido no último dia 06-11-2010.

A guerra eleitoral das mídias é o título do artigo de Bruno Lima Rocha.

E Danilo Streck aborda o livro Fontes da pedagogia latino-americana: uma antologia, que será apresentado no próximo dia 30-11-2010, durante o evento Sala de Leitura promovido pelo IHU.

A todos e todas uma boa semana e uma ótima leitura.