Edição 347 | 18 Outubro 2010

Destaques On-Line

-

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 11-10-2010 a 16-09-2010.

Os povos indígenas e as eleições 2010
Entrevista especial com Egon Heck, coordenador do Cimi do Mato Grosso do Sul
Confira nas Notícias do Dia de 11-10-2010
Na avaliação do coordenador do Cimi do Mato Grosso do Sul, Egon Heck, todos os governos fizeram políticas indigenistas paliativas. Para ele, a homologação de Raposa Serra do Sol, foi a mais eficiente.

A educação sob os parâmetros da biopolítica: o efeito Foucault
Entrevista especial com Sílvio Gallo, filósofo
Confira nas Notícias do Dia 12-10-2010
O professor Silvio Gallo analisa a contribuição da filosofia da diferença à educação e menciona que a filosofia compreende a necessidade de tomar a diferença conceitualmente em si mesma e não como representação ou identidade.

A urgência insana de Teles Pires
Entrevista especial com Telma Monteiro, coordenadora de Energia e Infraestrutura Amazônia da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé
Confira nas Notícias do Dia 13-10-2010
Telma Monteiro analisa o contexto em que a usina hidrelétrica de Teles Pires está sendo construída e enfatiza que com a construção, a biodiversidade da região será perdida.

Aborto, assunto sério, virou um “samba do teólogo doido”
Entrevista especial com Gedeon Freire de Alencar, sociólogo e presbítero da Igreja Assembleia de Deus
Confira nas Notícias do Dia de 14-10-2010
Gedeon de Alencar discute a importância do voto evangélico para a definição do segundo turno das eleições presidências brasileiras. Na opinião dele, os evangélicos saíram da marginalidade para se tornarem atores políticos.

A moral da boa forma e a impossibilidade do corpo perfeito
Entrevista especial com Paula Sibilia, professora da Universidade Federal Fluminense – UFF
Confira nas Notícias do Dia de 15-10-2010
De acordo com a professora da Universidade Federal Fluminense – UFF, Paula Sibilia, a materialidade do corpo está sendo negada. Na entrevista, ela analisa a paranoia em busca de um físico irreal, corroborado pelo mercado e por ferramentas como o Photoshop.