Edição 346 | 04 Outubro 2010

Redação

O tema central da edição desta semana da revista IHU On-Line, precisamente na data em que se celebra a vida e a obra de Francisco de Assis, é inspirado pelas campanhas 10:10 Global e 10:10:10, duas mobilizações de escala global que incentivam ações locais, simples e concretas por parte de indivíduos e organizações para reduzir sua pegada ecológica pessoal e comunitária. A elas soma-se a iniciativa do Conselho Mundial das Igrejas – CMI – de propor um período ecumênico de oração pela Criação e de promoção de estilos de vida sustentáveis. Assim, a revista IHU On-Line, retoma, sob novos olhares e outros saberes, o tema desafio ecológico.

Participam do debate, Washington Novaes e André Trigueiro, jornalistas especializados em assuntos ambientais, Genebaldo Freire Dias, doutor em ecologia, professor da Universidade Católica de Brasília,  Haroldo Reimer, teólogo, professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Anne Primavesi, teóloga inglesa, membro do Centro de Estudos Interdisciplinares da Religião, do Birkbeck College, da Universidade de Londres, Nancy Cardoso Pereira, teóloga, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Severino Sombra – USS, do Rio de Janeiro, Peter Pavlovic, padre anglicano, secretário da European Christian Environmental Network – ECEN, John Gibaut, padre anglicano, Maike Gorsboth, coordenadora da Ecumenical Water Network do Conselho Mundial das Igrejas – CMI e Guillermo Kerber, teólogo, diretor do programa de Mudanças Climáticas do Conselho Mundial de Igrejas – CMI.

Completam a edição três entrevistas e um artigo.

Ladislau Dowbor, economista, professor da PUC-SP, e que estará na Unisinos, nesta terça-feira, dia 5, numa promoção do IHU, analisa as perspectivas sócio-econômicas e ambientais do Brasil nos próximos cinco anos, tema da sua conferência. Egon Heck, coordenador do Conselho Indigenista Missionário – CIMI no Mato Grosso do Sul, descreve as lutas do povo guarani, tema da sua conferência, nesta quinta-feira, dia 7, no IHU e Wilson Engelmann, professor e pesquisador no PPG em Direito da Unisinos, expõe os temas a serem trabalhados no seminário Nanotecnologias: um desafio para o século XXI, que acontece entre 18 e 21 de outubro, na Unisinos.

Por sua vez, Augusto de Sá Oliveira, professor do curso de Comunicação Social da Faculdade 2 de Julho – F2J e atualmente estudando na Universidade de Strasbourg, na França, descreve como a morte de Claude Chabrol foi narrada por jornais franceses e brasileiros.

De forma simbólica, mas também concreta, a revista IHU On-Line optou por publicar esta edição apenas no formato digital. Desta maneira, nos parece, deixamos de contribuir para o aumento da pegada ecológica implicada na impressão, no consumo de papel e no transporte de sua distribuição.

Na próxima semana, devido ao feriadão, a revista IHU On-Line não circulará.

A todas e todos uma boa semana e uma ótima leitura!