Edição 345 | 27 Setembro 2010

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Considerado por diversos ambientalistas o ecossistema brasileiro mais preservado, o Pantanal começa a dar sinais de alerta. Relatório realizado pelo Ministério do Meio Ambiente indica que 2,82% da área pantaneira foi desmatada de 2002 a 2008. Entre as principais causas estão a expansão de áreas de pastagem, a produção de carvão vegetal e a proliferação de Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs. Compreender melhor a riqueza e as potencialidades desta área de, aproximadamente, 138.183 mil Km², de planície alagada, cuja fisionomia é parecida com uma colcha de retalhos, na comparação do engenheiro agrícola João Vila, pois ela tem lagoas, vazantes, cerrado, chaco, área alagada e não alagada, é a proposta desta edição da IHU On-Line.

Considerado por diversos ambientalistas o ecossistema brasileiro mais preservado, o Pantanal começa a dar sinais de alerta. Relatório realizado pelo Ministério do Meio Ambiente indica que 2,82% da área pantaneira foi desmatada de 2002 a 2008. Entre as principais causas estão a expansão de áreas de pastagem, a produção de carvão vegetal e a proliferação de Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs.
Compreender melhor a riqueza e as potencialidades desta área de, aproximadamente, 138.183 mil Km², de planície alagada, cuja fisionomia é parecida com uma colcha de retalhos, na comparação do engenheiro agrícola João Vila, pois ela tem lagoas, vazantes, cerrado, chaco, área alagada e não alagada, é a proposta desta edição da IHU On-Line.
Contribuem nesta empreitada Walfrido Tomas, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa; Débora Calheiros, bióloga, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, no Pantanal; André Steffens Moraes, pesquisador do Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal; Emiko Resende, bióloga e professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS; Carlos Roberto Padovani, biólogo, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa; Telma Monteiro, coordenadora de Energia e Infraestrutura Amazônia da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé; João Vila, doutor em Engenharia Agrícola e Paulo Teixeira, químico e professor da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Desejo mimético e violência compreendidos à luz da obra de René Girard e a sua relação com Kierkegaard é o tema da entrevista com Sílvia Saviano Sampaio, filósofa e professora assistente do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP.

Por sua vez, preparando o XII Simpósio Internacional Experiência Missioneira: Território, Cultura e Identidade, a IHU On-Line entrevistou José Roberto de Oliveira, autor de Pedido de perdão ao triunfo da humanidade – A importância dos 160 anos das Missões Jesuítico-Guarani (Porto Alegre: Martins Livreiro, 2009) sobre os impactos dos Sete Povos das Missões na formação do Rio Grande do Sul.

Completam a edição a publicação de dois perfis e dois artigos.

Os perfis são do Prof. Dr. Oswaldo Giacóia Jr., professor pesquisador na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, e que esteve na Unisinos, neste ano, duas vezes, ou seja, na preparação e na realização do XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana, promovido pelo IHU, e do Prof. Claudio Gilberto de Paula, professor na Unisinos.

A memória da vida e da obra de Valério Rohden, recentemente falecido, é recordada pelo Prof. Dr. Álvaro L. M. Valls, professor e pesquisador do PPG em Filosofia da Unisinos.

“Novas formas de censura ameaçam a internet” é o artigo de Sérgio Mattos, professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

A revista IHU On-Line da próxima semana não terá versão impressa, apenas eletrônica, como uma ação dentro da Campanha 10:10:10.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição