Edição 341 | 30 Agosto 2010

IHU On-Line

Hidrelétricas no Rio Grande do Sul. Impactos sociais e ambientais

A matriz energética brasileira está em discussão. Qual seria a matriz mais sustentável, renovável, limpa e com menos consequências sociais e ambientais para o país? Este debate urge a necessidade de repensar o modelo das usinas hidrelétricas, com suas megaobras e grandes barragens. No momento em que o país debate com a situação do Rio Xingu sob o impacto da construção da hidrelétrica de Belo Monte, do Rio Tapajós com as usinas projetadas para serem construídas e os impactos no Rio Madeira com as usinas de Jirau e Santo Antônio, a IHU On-Line desta semana debate a construção de uma série de hidrelétricas no estado do Rio Grande do Sul.

Contribuem na  discussão, Paulo Brack, biólogo e membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio e do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais – Ingá; Alexandre Krob, vice-presidente do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica; Eduardo Ruppenthal, pesquisador e mestrando em Desenvolvimento Rural na UFRGS; Leandro Scalabrin, advogado do  Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB ; Lisiane Hahn, bióloga, pesquisadora e sócia da Neotropical Consultoria Ambiental, além de consultora da Itaipu Binacional; Márcio Repenning, pesquisador no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS; e a engenheira florestal Silvia Pagel, da Fepam.

Celebrando o centenário de nascimento de Dom José Vicente Távora, um das figuras importantes da história da Igreja brasileira, entrevistamos Marina Bandeira, Isaías Nascimento, autor do livro Dom Távora, o bispo dos operários, e Raimundo Caramuru.

José Rogério Lopes reflete sobre o filme Clube da Luta, de David Fincher, a ser exibido e debatido no próximo dia 31 de agosto, durante o Ciclo de Filmes e Debates – Subjetividade e Normalização: Discutindo políticas de identidade e saúde mental na sociedade contemporânea, promovido pelo IHU em preparação ao XI Simpósio Internacional IHU O (des) governo biopolítico da vida humana.  Por sua vez, o teólogo Agenor Brighenti fala sobre Congresso Latino-Americano de Teologia, a ser realizado no Brasil em 2012.

Sísifo ou fênix? é o título do artigo de José Marques de Melo, professor da UMESP, professor aposentado da USP, e parceiro do Grupo de Pesquisa Cepos do PPG em Comunicação da Unisinos. Por sua vez, Faustino Teixeira, professor do PPG em Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, recorda a vida e a obra de Raimon Panikkar, falecido na semana passada.

A edição eletrônica da revista IHU On-Line, em pdf, html e ‘versão para folhear’, estará disponível nesta página, nesta segunda-feira, a partir das 18h.

A versão impressa circulará no câmpus da Unisinos nesta terça-feira, a partir das 8h.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!