Edição 339 | 16 Agosto 2010

Plebiscito Popular sobre o Limite da Propriedade da Terra

-

De 1º a 7 de setembro todo o Brasil poderá dizer se é a favor ou contra a concentração de terras no país através do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra.

O objetivo é conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira sobre a necessidade e importância de se estabelecer um limite para a propriedade da terra. A Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra: em defesa da reforma agrária e da soberania territorial e alimentar foi lançada no ano de 2000, pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo – FNRA.
Esta campanha foi criada para acabar com a histórica concentração fundiária existente no país. É preciso estabelecer um limite para a propriedade da terra se o Brasil quiser fazer valer um dos objetivos fundamentais da república que é o de "erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais." - artigo 3º, inciso III da Constituição.
O Brasil é o campeão mundial em concentração de terra. E está comprovado que a pequena propriedade familiar é a principal produtora de alimentos que chega à mesa dos brasileiros. Ela é responsável por toda a produção de hortaliças, com 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo; 58% do leite, 59% dos suínos, 50% das aves. Ela emprega 74,4% das pessoas ocupadas no campo, enquanto que as grandes empresas do agronegócio só empregam 25,6% da mão de obra do total. Enquanto a pequena propriedade ocupa a cada cem hectares 15 pessoas, as empresas do agronegócio ocupam 1,7 pessoas a cada cem hectares. Os estabelecimentos com até 10 hectares apresentam os maiores ganhos por hectare, chegando até R$ 3.800,00.
O Instituto Humanitas Unisinos – IHU está promovendo debates sobre o tema e participa do mutirão nacional na realização do plebiscito. Durante os dias do plebiscito urnas estarão espalhadas em vários lugares da Unisinos. Na página do IHU há várias enquetes, com as perguntas do plebiscito. Basta acessar o sítio do IHU.
Para maiores informações, acesse o Blog do IHU. Confira, também, o box Baú da IHU On-Line, com dicas de outras entrevistas e matérias relativas ao tema.

Perguntas que serão feitas pelo Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra.
1 – Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho?
2 – Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e na cidade?

Baú da IHU On-Line
O site do Instituto Humanitas Unisinos – IHU publicou diversas notícias e entrevistas sobre o Plebiscito Popular sobre o Limite da Propriedade da Terra.
Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra.
A Reforma Agrária hoje ainda é necessária”. Entrevista especial com Sérgio Pereira Leite, publicada nas Notícias do Dia 18-06-2010
''A diminuição da violência no campo passa impreterivelmente pela Reforma Agrária''. Entrevista especial com Eduardo Girardi, publicada nas Notícias do Dia 28-04-2009
Sem alteração dos índices de produtividade, não há reforma agrária. Entrevista com Mozar Dietrich, publicada nas Notícias do Dia 26-07-2008
''Faz sentido ainda uma política de Reforma Agrária regional. O que não faz sentido é a política de Reforma Agrária nacional''. Entrevista especial com Zander Navarro, publicada nas Notícias do Dia 21-04-2009