Edição 335 | 28 Junho 2010

As grandes religiões do mundo e a Ética Mundial: uma proposta didática

IHU Online

Vídeos e banners didáticos sobre as grandes religiões do mundo podem ser adquiridos com o Escritório da Fundação Ética Mundial no Brasil

Um vasto material didático, que retrata os diferentes costumes e particularidades de religiões espalhadas pelo mundo, está disponível na Unisinos. O documento é fruto da viagem de um ano realizada pelo teólogo suíço-alemão Hans Küng e ajuda a compreender, por meio de vídeos e painéis didáticos, a fé dos diversos povos do mundo, para a construção de uma ética comum em busca da paz.

Hans Küng passou pelos cinco continentes, acompanhando e gravando as grandes manifestações religiosas e apresentou o resultado dessa imersão no projeto intitulado “Religiões do Mundo”. Com sede no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, o Escritório da Fundação Ética Mundial no Brasil apresentou esse material durante o ano de 2009 e, agora, fornece esse conteúdo a escolas, associações e grupos. Os interessados podem solicitar o empréstimo ou a cópia dos materiais para serem utilizados como opção didática no estudo das grandes tradições religiosas. Além dos filmes, foi também produzida uma exposição com banners.

Os documentários contemplam as religiões étnicas ou tribais, encontradas ainda hoje na Austrália e na África. São abordadas também as três maiores correntes religiosas presentes no planeta: as religiões da sabedoria de origem chinesa (Confucionismo e Taoísmo), as religiões da mística de origem indiana (Hinduísmo e Budismo) e as religiões da profecia de origem no Oriente Médio (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo).

A exposição de banners é composta por 15 painéis que exploram os principais pontos abordados nos vídeos. Os painéis já foram expostos em lugares como a sede da ONU, em Nova Iorque, e também em diversos Estados do Brasil.

A partir de um estudo conjunto feito com o grupo Gestando o Diálogo Inter-Religioso e o Ecumenismo (Gdirec), da Unisinos, foi feito aos painéis já existentes o acréscimo de conteúdos de outras duas tradições religiosas: indígenas e as de matrizes africanas.

O IHU oferece esses materiais no formato de sete DVDs dublados e os arquivos digitais para a impressão dos 15 banners. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3590-8223 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..