Edição 332 | 07 Junho 2010

IHU Online

"A Pílula". 50 anos depois

“O mundo da mulher se divide em dois: antes e depois da pílula”, constata Rose Marie Muraro, escritora, em entrevista à IHU On-Line desta semana.

Os 50 anos de uma revolução, propiciada pela descoberta da pílula anticoncepcional, é o tema em debate nesta edição.

Contribuem, além de Muraro, Maria Rita César, professora da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Joana de Vilhena Novaes, psicanalista, coordenadora do Núcleo de Estudos de Doenças da Beleza da PUC-Rio e pesquisadora do Laboratório de Pesquisas Clínicas em Obesidade da UERJ, Elaine May, professora de História na Universidade de Minnesota, Estados Unidos, Karina Felitti, professora de História na Universidade de Buenos Aires – UBA, Juan Masiá, teólogo jesuíta espanhol, e Afonso Celso Pinto Nazário, médico ginecologista, professor na Universidade Federal de São Paulo – Unifesp.

Completam esta edição duas entrevistas e três artigos.

Uma entrevista é com Alain Touraine, sociólogo francês, que continua o debate feito na edição número 330, A crise da zona do euro e o retorno do Estado regulador em debate, e outra com Edson Passetti, cientista social. Esta última é um interessante subsídio em preparação do XI Simpósio Internacional IHU - O (des)governo biopolítico da vida humana, a ser realizado nos dias 13 a 16 de setembro de 2010.

Antonio Cechin, irmão marista, comenta o livro, recém traduzido, A República Comunista Cristã dos Guaranis (1610-1768), de Clóvis Lugon. A resenha e o livro complementam a edição da IHU On-Line da semana passada, número 331, Os Guarani. Palavra e Caminho, e são um importante subsídio para o XII Simpósio Internacional IHU – A Experiência Missioneira: território, cultura e identidade, a ser realizado de 25 a 28 de outubro deste ano.

“A diversidade cultural e o regionalismo na TV brasileira”, de autoria de Sérgio Matos, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e “As imposições dos vegetarianos”, de Juliano Zabka, completam a edição.

A todas e a todos uma ótima semana e uma excelente leitura!