Edição 331 | 31 Mai 2010

IHU Online

Os Guarani. Palavra e caminho

“A partir do século V ou VI de nossa era, se conhecem aldeias de índios guarani nas matas do centro e noroeste do Estado do Rio Grande do Sul”, atesta o antropólogo Pedro Ignácio Schmitz, jesuíta, diretor do Instituto Anchietano de Pesquisas da Unisinos e sócio-fundador da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB).

No ano em que são lembrados os 400 anos da fundação das primeiras reduções jesuíticas, a edição da IHU On-Line desta semana busca compreender melhor a história, a cultura, a vida e a luta deste povo.

Contribuem, nesta edição, Maurício da Silva Gonçalves, ex-cacique e atual coordenador do Conselho de Articulação do Povo Guarani, Roberto Antonio Liebgott, vice-presidente do Conselho Indigenista Missionário – Cimi/RS e sua esposa, Iara Tatiana Bonin, doutora em Educação e professora na Universidade Luterana do Brasil – Ulbra; Guillermo Wilde, antropólogo e professor na Universidad Nacional de San Martín – UNSAM, na Argentina; Graciela Chamorro, professora de História Indígena na Universidade Federal da Grande Dourados, MS; Valéria Faria Cardoso, professora de Letras na Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat; Pedro Ignácio Schmitz, professor e diretor do Instituto Anchietano de Pesquisas na Unisinos; Maria Cristina Bohn Martins, professora do curso de Pós-Graduação em História na Unisinos; Antonio Brand, professor na Universidade Católica Dom Bosco, MS, Antonio Cechin, irmão marista e militante dos movimentos sociais e pastorais do Rio Grande do Sul; e Bartomeu Meliá, pesquisador do Centro de Estudos Paraguaios Antonio Guasch e do Instituto de Estudos Humanísticos e Filosóficos.

Esta edição é também um pequeno subsídio para o Seminário Jogue Roayvu: História e Histórias dos Guarani, que inicia no dia 12 de agosto, na Unisinos. O evento é uma promoção do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, PPG em História, Instituto Anchietano de Pesquisas, Grupo de Pesquisa (CNPq) Jesuítas na América e do Colégio Anchieta e prepara o XII Simpósio Internacional IHU: A Experiência Missioneira: território, cultura e identidade, que ocorre nos dias 25 e 28-10-2010, São Leopoldo, RS.

Uma entrevista com a teóloga e filósofa Nancy Cardoso Pereira, outra com a tradutora do livro Novos Princípios de Economia Política, de Jean-Charles-Léonard Simonde de Sismondi, Fani Figueira, e outra com o filósofo Roberto Machado, sobre A geografia deleuziana do pensamento, tema de sua conferência no Ciclo de Estudos Filosofias da diferença - Pré-evento do XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana completam esta edição.

A vida de Marcio Rillo, reitor da UNIFEI – Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo, São Paulo, falecido, repentinamente, no dia 24 de maio, é lembrada por dois de seus colaboradores.

A todos e a todas um bom feriado, uma ótima leitura e uma excelente semana!