Edição 330 | 24 Mai 2010

IHU Online

A crise da zona do euro e o retorno do Estado regulador em debate

A crise econômico-financeira desencadeada no final de 2008 continua numa nova fase. A crise da zona do euro será a última? Qual será a próxima?  Depois da derrota da Terceira Via, formulada por Anthony Guiddens e implementada por Tony Blair, entre outros, e que teve, no Brasil, os seus seguidores, e do Consenso de Washington, que regeu o mundo durante 30 anos, que tipo de capitalismo emerge da atual crise? Qual é o seu impacto e quais as oportunidades que se abrem para países como o Brasil?

Estas são algumas das questões propostas pela IHU On-Line desta semana.

Contribuem, no debate, Rubens Ricupero, ex-secretário-geral da Unctad; Luiz Gonzaga Belluzzo, professor do Instituto de Economia da Unicamp; Reinaldo Gonçalves, professor de Economia Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fernando Ferrari, professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Fernando Cardim de Carvalho, professor de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e James Petras, professor emérito de Sociologia na Universidade Binghamton, em Nova York.

Completam esta edição uma entrevista e um artigo. A entrevista é com o filósofo Oswaldo Giacoia, que proferirá, nesta semana, a convite do Instituto Humanitas Unisinos – IHU e do PPG em Filosofia da Unisinos, a conferência Nietzsche e o pensamento trágico. A conferência integra o Ciclo de Estudos Filosofias da Diferença – Pré-evento do XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana, a ser realizado nos dias 13 a 16 de setembro de 2010.

O artigo é de Dênis de Moraes, professor na Universidade Federal Fluminense – UFF, sobre a comunicação para a cidadania na Internet.

A todas e todos uma ótima semana e uma excelente leitura!