Edição 327 | 03 Mai 2010

Escola de Formação Fé e Política publica coletânea sobre Caritas in Veritate

IHU Online

Em sua 7ª edição, a Escola de Formação Fé, Política e Trabalho, parceria entre a Diocese de Caxias do Sul, através da Cáritas Diocesana, e o Instituto Humanitas Unisinos – IHU, publicou, em fevereiro deste ano, a sua nova coletânea Fé e Política de notícias e artigos.

Com quase 80 páginas, a publicação está centrada nas repercussões divulgadas pela imprensa nacional e internacional à encíclica do Papa Bento XVI Caritas in Veritate. Como indica a introdução da publicação, “a maior parte da coletânea foi retirada do sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU”.

Nesta nova coletânea, o contexto social analisado é o da crise financeira, no qual o Papa propõe a caridade, ligando-a ao mundo do trabalho, da economia e do desenvolvimento. Assim, nas notícias e artigos republicados, busca-se refletir sobre temas como o mercado, orientado para o bem comum, baseado na ética da responsabilidade, da justiça social e da solidariedade; a globalização olhada no seu aspecto positivo para a humanidade; a denúncia da lógica especulativa e da maximização do lucro afirmado no mito da eficiência e na exclusão de muitos; o desenvolvimento, a centralidade da pessoa e a responsabilidade diante do meio ambiente; a economia solidária que vai além da lógica da troca e do lucro em si mesmo.

Há sete anos, a Escola congrega participantes de vários municípios do Estado para responder ao desafio de construir uma sociedade solidária e repensar mais radicalmente a doutrina social da Igreja, desenvolvendo a reflexão ética acerca das novas questões políticas e sociais. Por isso, a coletânea colabora na intenção da Escola de “construir um espaço de reflexão e debate, aprofundamento dos temas que nos desafiam neste nosso tempo, iluminados pelo Ensino Social da Igreja”.

Na sua edição de 2010, a Escola está dividida em 10 etapas ao longo do ano, com diversos temas relevantes para a formação e a articulação de lideranças nos vários âmbitos de atuação da realidade, a partir do Ensino Social da Igreja. Para saber mais informações clique aqui.