Edição 325 | 19 Abril 2010

As sociedades indígenas e a economia do dom: o caso dos guarani

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Márcia Junges

O tema é abordado por Maria Cristina Bohn Martinsela, conferencista no IHU Ideias desta quinta-feira, 22-04-2010

“Nem sempre dispomos das informações suficientes para melhor ajuizar elementos importantes da cultura das sociedades autóctones da América, que foram conquistadas-colonizadas pelos europeus desde finais do século XV”. A afirmação é da historiadora Maria Cristina Bohn Martins. Ela é a conferencista desta quinta-feira, 22-04-2010, no IHU Ideias, pré-evento do XII Simpósio Internacional IHU – A Experiência Missioneira: território, cultura e identidade, que acontece de 25 a 28-10-2010, na Unisinos. O tema em discussão é As sociedades indígenas e a economia do dom: o caso dos guarani. O debate conduzido por Maria Cristina antecipa ideias que serão aprofundadas em outubro, quando a comunidade acadêmica terá a oportunidade de conhecer mais aspectos sobre a experiência missioneira jesuítica nos 400 anos da fundação das primeiras reduções da Província da Companhia de Jesus do Paraguai.

Em entrevista à edição 324 da Revista IHU On-Line, Maria Cristina assinalou que algumas sociedades, “especialmente as mesoamericanas, desenvolveram complexas redes comerciais, existindo, em suas cidades, grandes e movimentados mercados.” Outras sociedades, continua a historiadora, “desenvolveram formas econômicas impensáveis para a lógica européia, em que bens e serviços circulavam através de mecanismos que não o mercado, criando o que Temple e Melià qualificam como um quid-pro-quo histórico. Isto é, uma incompreensão relativamente a uma economia em que a produção e a circulação envolviam estratégias peculiares de prestação e contraprestação de obrigações, de bens com valores de uso ou simbólicos”.

Em 26-10-2010 a historiadora realiza outra exposição de suas pesquisas históricas ao falar sobre “Misiones” e “Pueblos de Índios”: o império nas fronteiras. Confira aqui programação completa do XII Simpósio Internacional IHU – a Experiência Missioneira: território, cultura e identidade.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição