Edição 324 | 12 Abril 2010

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Noticias do Dia do sítio do IHU

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 5-4-2010 a 10-4-2010.

“Se o MST fosse um movimento apenas midiático, os pés de laranja da Cutrale não seriam derrubados”
Entrevista com Joel Guindani
Confira nas Notícias do Dia 5-4-2010
Joel Guindani, doutorando em Comunicação da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, analisa as tensões entre o modelo do Movimento Sem Terra e a Rádio Terra Livre FM, veiculada ao MST. Autor da dissertação Políticas Comunicacionais e a Prática Radiofônica na Sociedade em Midiatização: Um estudo sobre os documentos de comunicação do Movimento Sem Terra (MST) e Rádio Terra Livre FM.

Três candidatos e a diferença
Entrevista com Chico Alencar
Confira nas Notícias do Dia 6-4-2010
Para o historiador e membro do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Chico Alencar, não há muita diferença entre o projeto dos principais candidatos à eleição para presidência: José Serra, Dilma Roussef e Marina Silva. Na entrevista concedida à IHU On-Line, ele se diz favorável a pré-candidatura de Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL. 

O Pantanal ameaçado
Entrevista com Débora Calheiros
Confira nas Notícias do Dia 7-4-2010
Bióloga da Embrapa Pantanal, Débora Calheiros, diz que caso os 116 projetos de centrais hidrelétricas forem instalados na região do Pantanal, o fluxo natural das águas dos rios irá mudar. Ela fala ainda sobre as ameaças colocadas no local em nome da produção de energia.

Canoas. Uma cidade-estação
Entrevista com Arlete de Arruda
Confira nas Notícias do Dia 8-4-2010
A partir da teoria da sociedade do risco, a socióloga Arlete de Arruda analisa os riscos da cidade de Canoas em função da relação com questões urbanas que podem trazer problemas aos cidadãos. Ela defendeu a tese Análise dos processos decisórios em face dos riscos tecnológicos: a percepção de riscos, as consequências dos acidentes e os gestores públicos na cidade de Canoas no curso Ciências Sociais da Unisinos.

Glifosato: “todo veneno deveria ser proibido”
Entrevista com Rubens Nodari
Confira nas Notícias do Dia 9-4-2010
Nesta entrevista, o agrônomo Rubens Nodari explica que a ação do glifosato mata, de forma não seletiva, as plantas, e ainda provoca reações nos seres humanos que entram em contato com ele. O uso do produto, adverte, altera por completo a diversidade biológica que existe no ambiente. 

''Não se pode lutar contra a pobreza sem preservar a biodiversidade''
Entrevista especial com Julia Marton-Lefèvre
Confira nas Notícias do Dia 10-4-2010
“É essencial assegurar que os mercados trabalhem em favor da biodiversidade. É preciso dar aos serviços que a natureza nos fornece um valor econômico, para assim incitar a se preservar e restaurar os ecossistemas e penalizar aqueles que engendram desgaste sobre o meio ambiente. O pagamento dos serviços ecossistêmicos pode revolucionar os modos de produção e de consumo”. A opinião é da diretora-geral da União Internacional pela Conservação da Natureza (UICN).

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição