Edição 323 | 29 Março 2010

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

O Mal, a vingança, a memória e o perdão

As conexões entre o Mal e a vingança, o perdão e a memória são o tema que instiga a IHU On-Line desta edição. A memória da paixão e morte de Jesus e sua ressurreição que atualizamos nesta semana de Páscoa, além da leitura atenta da realidade de hoje, muitas vezes expressa na filmografia mais recente, fez com que convidássemos alguns especialistas para discutir este tema, atual e complexo.

O psicanalista argentino Alfredo Jerusalinsky responde às “Doze perguntas sobre o inferno”, como ele próprio se referiu ao conceder entrevista à IHU On-Line. O também psicanalista Abrão Slavutzky debate o dever da memória em relação ao Holocausto. Já o antropólogo Julio Melatti analisa a vingança nas culturas indígenas, enquanto o filósofo Rodrigo Dantas (UnB) sugere a necessidade de uma reinvenção da vida, para além da vingança e do perdão. A vingança, a justiça e o gozo do Outro são o objeto de reflexão da psicanalista Noêmia Crespo (UFES).

O Prof. Dr. Pedro Gilberto Gomes, SJ, concede uma entrevista, aprofundando o tema que irá debater no IHU Ideias do dia 8-4-2010, quando discute Espiritualidade via Internet: desafios e perspectivas. Adam Smith: filósofo e economista é o assunto de mais uma edição do Ciclo em EAD Repensando os Clássicos da Economia que inicia no dia 5 de abril. Os professores de economia Fernando Lara e Achyles Barcelos da Costa, da Unisinos, comentam, rapidamente, a importância do "pai" da economia clássica.

Neusa Barbosa, jornalista e crítica de cinema, reflete sobre o Decálogo de Kieslowski, em exibição e debate no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, nesta e na próxima semana.

Na Coluna do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (Cepos), Anto J. Benítez, membro do Grupo de Pesquisa TECMERIN da Universidade Carlos III de Madri, Espanha, discorre sobre a tecnologia capaz de libertar a comunicação coletiva.

Waldecy Tenório, professor da PUC-SP, que recentemente esteve na Unisinos, a convite do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, e proferiu a aula inaugural do Curso de Letras, narra a sua trajetória de vida e da sua caminhada intelectual perscrutando a literatura e a poesia brasileira e universal.

Uma entrevista com dois dos três autores da obra A casa da teologia: introdução ecumênica à ciência da fé, Paulo Roberto Gomes e Afonso Murad, completa a edição.

Informamos que na próxima semana a IHU On-Line não circulará. A revista volta a circular, normalmente, no dia 12 de abril.

A todas e todos uma ótima leitura, uma excelente semana e uma Feliz Páscoa!

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição