Edição 322 | 22 Março 2010

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

A reestruturação do capitalismo brasileiro

Está em curso uma clara e evidente reestruturação ou reorganização do capitalismo brasileiro. Compreender melhor a sua dinâmica, suas perspectivas, desafios, potencialidades e limites é o que a revista IHU On-Line discute nesta semana.

Contribuem, neste debate, diversos especialistas com diferentes análises, como Carlos Lessa, economista, professor e ex-reitor da UFRJ e ex-presidente do BNDES; Luiz Werneck Vianna, sociólogo e professor pesquisador do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – Iuperj; Francisco de Oliveira, sociólogo, professor aposentado do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo – USP; Ladislau Dowbor, economista e professor da PUC-SP; Marcio Pochmann, presidente do IPEA; Waldir Quadros, economista, professor na UNICAMP; Luís Nassif, jornalista e Bernardo Kucinski, professor aposentado da USP.

Prosseguem os eventos que constituem a programação Páscoa IHU – 2010. Nesta semana, realizar-se-á o curso Eucaristia e Vida, por um dos maiores especialistas católicos em liturgia da atualidade, o Prof. Dr. Cesare Giraudo, professor na Pontifícia Universidade Gregoriana e no Pontifício Instituto Oriental, Roma. Continua, igualmente, a exibição e debate do “Decálogo” de Krzysztof Kieślowski, que é comentado, brevemente, nesta edição, pelo cineasta Carlos Gerbase. Ainda nesta semana, além da audição comentada da Cantata Weinen, Klagen, Sorgen, Zagen, BWV12, de Johann Sebastian Bach, na próxima manhã de sexta-feira, a Profa. Dra. Yara Caznok comentará a audição do Oratório Der Messiah de Georg Friedrich Händel. Nesta edição, pode ser lido o belo e pertinente comentário do Prof. Dr. Ney Brasil Pereira, padre e músico, desta obra clássica.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição