Edição 321 | 15 Março 2010

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Água e saneamento básico: um direito a ser conquistado

A primeira edição da revista IHU On-Line, em 2010, discute o tema da água e o saneamento básico, tendo em vista o dia 22 de março, Dia Mundial da Água, que será comemorado, neste ano, com “a fila mais longa do mundo para ir ao banheiro”, promovida por várias ONGs, como parte da campanha global para destacar a terrível situação de aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas que ainda carecem de saneamento adequado no mundo.

Contribuem na discussão especialistas de diversas áreas como Colin Chartres, diretor do Instituto Internacional de Gerenciamento de Água, cuja sede é no Sri Lanka; John Anthony Allan, professor no King’s College de Londres; Gerôncio Rocha, geógrafo, da Coordenadoria de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Raul Pinho, presidente do Instituto Trata Brasil; Aziz Ab’Saber, geógrafo, professor emérito da USP; Wagner Ribeiro, professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP; Dieter Wartchow, professor no Instituto de Pesquisas Hidráulicas – IPH, da UFRGS; Délton Winter de Carvalho, professor no Centro Universitário Feevale, Novo Hamburgo, RS; Paulo Varella, diretor da Agência Nacional de Águas – ANA; e Evaristo Miranda, da Embrapa Monitoramento por Satélite.

Nesta semana, inicia-se a densa e variada programação da Páscoa IHU 2010. Literatura, poesia e teologia estarão sendo debatidos pelo Prof. Dr. Waldecy Tenório, PUC-SP. Nesta edição, pode ser lida a entrevista que concedeu à IHU On-Line, onde ele explica o conceito de teopoética. Faz parte da mesma programação a exibição e o debate do "Decálogo" de Kieślowski. Moisés Sbardelotto, colaborador do IHU, onde é responsável-técnico da Fundação Ética Mundial, no artigo “O cinema repensando a ética”, introduz a importante obra do proeminente cineasta europeu. E sobre ela também publicamos uma entrevista com Marcus Mello.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição