Edição 320 | 21 Dezembro 2009

2010: alguns eventos do IHU

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Na última edição do ano de 2009 da revista IHU On-Line, adiantamos a nossos leitores e leitoras uma base da programação de eventos que o Instituto Humanitas Unisinos – IHU prepara para 2010. No sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) estão as informações completas dos eventos aqui destacados e de outros que também estão sendo organizados. Acesse www.ihu.unisinos.br e confira.

XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana

De 13 a 16 de setembro de 2010 acontece na Unisinos o XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana. O objetivo geral do evento é promover um debate transdisciplinar sobre a vida humana como objeto do poder e recurso útil nas estratégias biopolíticas das sociedades contemporâneas.

Entre os temas a serem abordados, entre outros, estão: “O biopoder e a crise do humanismo na contemporaneidade”, “A biopolítica e o estado de exceção nas sociedades contemporâneas”, “O governo biopolítico nas sociedades contemporâneas”.

Já estão confirmados, entre outros, os seguintes conferencistas: Prof. Dr. Giacomo Marramao – Universidade de Roma – ITA, com o tema “Poder e secularização: as novas dimensões do poder e os direitos humanos”; Profa. Dra. Deisy de Lima Freitas Ventura – USP , com o tema “A Jurisdição Penal Transnacional como instrumento da justiça transicional: solução ou problema na defesa dos Direitos Humanos?”;  Prof. Dr. José Antonio Zamora - Conselho Superior de Investigações Científicas de Espanha (CSIC) com o tema “Temporalidade capitalista, exploração da vida humana e tempo messiânico”; Prof. Dr. Fernando Catroga – Universidade de Coimbra com o tema “Entre Deuses e Césares: a laicização e as novas configurações do poder na sociedade contemporânea”; e Prof. Dr. Louis Bickford - New York University – USA, com o tema Justiça de Transição na América Latina: a importância dos julgamentos por violações de direitos humanos para o fortalecimento das instituições democráticas.

Mais informações aqui.

 

Ciclo de Estudos Filosofias da diferença

Como um pré-evento em preparação ao XI Simpósio Internacional IHU. O (des)governo biopolítico da vida humana, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove o Ciclo de Estudos Filosofias da diferença. A ser realizado de 27 de abril a 17 de junho de 2010 o evento tem como principal objetivo propiciar uma reflexão sistemática e plural em torno de um problema central de nossa contemporaneidade - as diferenças do humano, tomando como referência os filósofos mais significativos que, de forma diversa, pensaram as várias dimensões do humano. O ciclo será composto de aulas expositivas, com base em leituras, comentários e discussões dos textos fundamentais de cada etapa e será realizado na Sala Ignacio Ellacuría e companheiros, na Unisinos.

Veja aqui a programação completa.

 

A experiência missioneira: território, cultura e identidade

De 25 a 28 de outubro de 2010 realizar-se-á o XII Simpósio Internacional IHU: A experiência missioneira: território, cultura e identidade. Com o objetivo de refletir sobre a experiência missioneira jesuítica nos 400 anos da fundação das primeiras reduções da Província da Companhia de Jesus do Paraguai numa perspectiva multidisciplinar, a programação é composta por uma série de conferências, minicursos, exibição de filmes, concertos musicais e exposições.

Para ver a programação completa clique aqui

 

Páscoa 2010 - Economia, Ética e Cuidado da Vida

A Programação de Páscoa promovida anualmente pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU tem como proposta promover debates transdisciplinares de teologia pública sobre temas relevantes da atualidade, em discussão na esfera pública da sociedade, especialmente no âmbito acadêmico. Desta forma busca-se re-situar o tema da Páscoa cristã e relevância de seu sentido para o mundo de hoje.

Para 2010 o IHU propõe retomar a Páscoa cristã no seu sentido impulsionador para o compromisso religioso, ético e social com uma vida digna do ser humano assumindo diferentes temas para debates. Um dos temas será a economia tomada no contexto dos desafios atuais de uma sociedade sustentável frente à crise social, econômica e ambiental.

Assim, a programação Páscoa IHU 2010 prevê de um conjunto de atividades integradas, tais como: palestras e debates sobre economia e sociedade sustentável; exibição de série filmes do Decálogo, do diretor polonês Krzysztof Kieslowski,  acompanhada de palestras e debate sobre os filmes, abordando temas como ética, estética; audições comentadas de música clássica; conferências e debates de teopética; estudo e debate sobre das implicações éticas e políticas da eucaristia nas comunidades cristãs. Busca-se assim envolver o público acadêmico e a comunidade local em reflexões e debates sobre valores humanos, ecológicos, culturais e religiosos impulsionadores para o compromisso com a construção de novas alternativas de vida digna do ser humano. 

Entre outros, estarão participando desta programação Cesare Giraudo, padre jesuíta italiano, considerado uma das maiores autoridades em liturgia na atualidade, professor da Pontifícia Universidade Gregoriana e do Pontifício Instituto Oriental, Roma; Paul Singer, economista, Waldecy Tenório, crítico literário – PUC-SP, Yara Caznok, professora de música - Unesp, e Maria Carpi, escritora.

A programação completa pode ser conferida aqui.

 

Fórum Social Mundial e o 4º Seminário de Políticas Sociais

Como atividade integrada ao Fórum Social Mundial 2010, acontece na Unisinos, promovido por diversas entidades, inclusive o Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no próximo dia 27 de janeiro o 4º Seminário de Políticas Sociais, cujo tema será O Papel Público de Políticas Sociais na Garantia dos Direitos. O evento inicia às 15h30min e encerra às 19h, sendo que nesta tarde teremos as presenças de Sílvio Caccia Bava e Hélios Puig Gonzalez, que discutirão As Políticas Sociais e a sua expressão nas realidades contemporâneas; de Marina Silva e Boaventura de Sousa Santos, que falarão sobre O papel público das Políticas na garantia dos direitos sociais; e de José Rogério Lopes, que abordará a Agenda Mundial das Políticas Sociais 2010 - revisada e atualizada.

Confira mais detalhes aqui.  

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição