Edição 319 | 14 Dezembro 2009

Mutirão de Comunicação

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

O Mutirão de Comunicação - América Latina e Caribe acontece em Porto Alegre, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, de 3 a 7 de fevereiro de 2010.

O objetivo geral do evento é promover espaços de diálogo sobre os processos de comunicação à luz da cultura solidária, na construção de uma sociedade comprometida com a justiça, a liberdade e a paz. E o tema do Mutirão é Processos de Comunicação e Cultura Solidária.
 
O Mutirão de Comunicação – América Latina e Caribe reunirá representantes de 37 países para debater e trocar experiências sobre práticas de comunicação capazes de ajudar na promoção de uma cultura de solidariedade e de uma sociedade mais justa, livre e comprometida com a paz.
 
Desde sua convocação, em julho de 2008, o evento é um processo de mobilização que conta com a participação de comunicadores e animadores de organizações sociais, agentes de pastoral, pesquisadores, professores, estudantes e interessados nos temas da comunicação. Em diversos países, foram organizadas atividades preparatórias como intercâmbio de experiências, produção de material para reflexão e debates.
 
As conferências e estudos realizados no Mutirão servirão como base para a elaboração de um documento. A Carta de Porto Alegre será uma referência para orientar a elaboração de políticas e propostas de ação comunicativa que terão como meta uma sociedade livre, participativa e democrática.
 
Antecedentes
 
O Mutirão da Comunicação é realizado no Brasil desde 1998 com o objetivo de proporcionar um espaço de intercâmbio, atualização, reflexão e aprofundamento de temas relacionados à comunicação e sociedade. É também uma instância de mediação e socialização entre quem trabalha com comunicação social como profissionais da mídia, docentes e pesquisadores, estudantes ou protagonistas de novas experiências sociais.
 
A partir de 2001, foram organizadas diversas edições do Congresso Latino-Americano e Caribenho de Comunicação para alimentar a reflexão, a investigação e o intercâmbio de experiências de comunicação comprometidas com a melhoria das condições de vida, a promoção da justiça e dos direitos humanos.
 
As duas iniciativas foram promovidas de forma conjunta por um grupo de entidades e tiveram como principal impulso a comunidade cristã e em seus comunicadores por meio de instituições da Igreja Católica do Brasil e da América Latina e do Caribe.
 
Dessa forma, o Mutirão de Comunicação – América Latina e Caribe é o resultado da confluência dos esforços dos organizadores e uma expressão das convergências do pensamento e da ação entre os comunicadores e as instituições cristãs da região. O que as une é o compromisso com esses temas e com a busca da renovação de valores para a sociedade.
 
Veja quem serão os palestrantes do evento: Carlos Eduardo Cortés; Paulo Suess; Martín Becerra; Leomar Antonio Brustolin; María Cristina Mata; Agenor Brighenti; Pedro de Assis Ribeiro de Oliveira; Luciano Sathler Rosa Guimarães; Gabriel Jaime Pérez Montoya, S.J.; Guillermo Mastrini; María Rosa Alayza Mujica; e Dennis Smith.
 
Mais informações podem ser obtidas na página do Mutirão na internet: http://muticom.org/. Leia também uma entrevista concedida por Marcelino Sivinski, intitulada Mutirão da Comunicação: discutir a comunicação a partir da cultura solidária, e publicada nas Notícias do Dia do sítio do IHU em 17-06-2009.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição