Edição 316 | 23 Novembro 2009

“A Reforma, sem dúvida, foi um movimento com forte tonalidade hermenêutica”

Márcia Junges | Tradução Luís Marcos Sander

Essência do homem não pode ser simplesmente determinada em si e por si, defende Risto Saarinen. “É preciso uma dimensão verdadeiramente teológica para que possamos entender melhor o que somos”, completa

A Igreja não deveria ser dirigida por bispos, mas por todos bons cristãos. Essa ideia de Calvino trilhou o caminho para a criação das estruturas democráticas, explicou o teólogo e filósofo finlandês Risto Saarinen. Em sua opinião, a herança mais importante do calvinismo é o binômio educação e direitos civis, cujo esteio é a liberdade de consciência. As declarações podem ser conferidas, na íntegra, na entrevista a seguir, concedida, por e-mail, à IHU On-Line.

Saarinen é professor de Teologia Ecumênica no Departamento de Teologia Sistemática na Universidade de Helsinki. É teólogo e filósofo por essa instituição e ordenado pastor pela Igreja Evangélica Luterana em 1985. Entre outros, escreveu Moral Philosophy on the Threshold of Modernity (Dordrecht: Synthese Historical Library, 2005) e Keskiajan filosofia, toim (Helsinki: Gaudeamus 2008).

Confira a entrevista.

IHU On-Line - Como podemos compreender o pensamento político-religioso de Calvino?

Risto Saarinen - A melhor maneira é simplesmente ler as Institutas de Calvino. Esta obra ainda é muito boa de ler. Boas biografias como a de Alister McGrath  também ajudam. Os estudos clássicos de Max Weber sobre a ética protestante também podem ser recomendados.

IHU On-Line - De que forma essas ideias serviram como esteio ao pensamento moderno?

Risto Saarinen - A ideia de Calvino de que a Igreja não deveria ser dirigida por bispos, mas por todos os bons cristãos, preparou o caminho para estruturas democráticas. A Reforma também forneceu uma “valorização da vida comum”, isto é, não só as vocações eclesiais, mas também a vida na família e no local de trabalho deveria ser vista como cumprimento dos propósitos de Deus. Calvino também propagou a “liberdade de consciência”, uma ideia que constituiu o fundamento dos direitos humanos modernos.

IHU On-Line - Em que medida tais concepções foram decisivas para a formação de países como a Inglaterra, Escócia e Estados Unidos?

Risto Saarinen - Esses países desenvolveram um forte sistema parlamentar de governo. Eles também estiveram entre os primeiros a dar liberdade de consciência e liberdade de expressão a seus cidadãos.

IHU On-Line - O que destacaria como mais importante sobre a ética na teologia de Calvino e na teologia de Lutero?

Risto Saarinen - Tanto Lutero quanto Calvino acentuaram a importância da educação em escolas e universidades. Sua concepção um tanto pessimista do pecado na natureza humana tornou necessário pensar que instituições educacionais precisam ser oferecidas para que as pessoas possam levar uma vida decente. Desta maneira, a educação e o conhecimento formavam a base importante da ética e da vida boa.

IHU On-Line - Qual é o maior legado de Calvino ao cristianismo no século XXI?

Risto Saarinen - Acredito que a educação e os direitos civis são, ainda hoje, a mais importante herança do calvinismo.

IHU On-Line - A teologia calvinista pode sedimentar o diálogo inter-religioso? Em que aspectos?

Risto Saarinen - Muitas confissões calvinistas ensinam que Deus deu “dois livros” à humanidade: a Bíblia e o Livro da Natureza/Criação. O Livro da Natureza está aberto para todas as religiões. O estudo intensivo da natureza, que é tão básico para o surgimento da ciência moderna, tinha uma motivação religiosa. Atualmente, religiões diferentes podem, em minha opinião, ter uma concepção comum desse “livro da natureza” e estudar em que sentido elas podem valorizar o meio ambiente biológico vulnerável como algo que Deus deu a todos os seres humanos.