Edição 315 | 16 Novembro 2009

IHU Online

Conferência Nacional de Comunicação

Hoje, há vinte anos, um brutal assassinato, perpetrado pelos militares de El Salvador, matou seis professores jesuítas da Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas (UCA), em San Salvador, juntamente com duas mulheres que trabalhavam na residência universitária.

Em várias partes do mundo o fato está sendo celebrado. Para recordar o martírio e a luta destes militantes que lutaram pela liberdade e pela justiça social, a IHU On-Line desta semana preparou um dossiê sobre o tema.

O Instituto Humanitas Unisinos – IHU também exibirá o debate Memory and it Strength: The martyrs of El Salvador (A memória e sua força: Os mártires de El Salvador), que irá ocorrer no Boston College, nos EUA, no próximo dia 30 de novembro. Mediados pelo jesuíta e reitor emérito do Boston College, J. Donald Monan, Noam Chomsky e o jesuíta, teólogo Jon Sobrino irão discutir a importância dessa memória. A exibição no IHU corre em 10 de dezembro, dia Internacional dos Direitos Humanos, em um evento que marca a inauguração da sala Ignacio Ellacuría e companheiros, onde ocorrem habitualmente os eventos do IHU.

Por sua vez, de 14 a 17 de dezembro de 2009 acontece, em Brasília, a 1ª Conferência Nacional de Comunicação - Confecom. Pedrinho Guareschi, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Bruno Lima Rocha, professor da Unisinos, Gerson Almeida, secretário nacional de articulação social da Presidência da República, José Sóter, coordenador executivo da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária - Abraço Nacional e secretário geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC, e Roseli Goffman, representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP) na Coordenação Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC, discutem a importância e os desafios deste evento, cuja realização é uma dura conquista dos movimentos e organizações populares que lutam pela democratização da comunicação em nosso País.

Completa esta edição uma entrevista com o filósofo português João Vila-Chã.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!