Edição 313 | 03 Novembro 2009

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU de 26-10-2009 a 31-10-2009

 

Copenhague: Uma convenção para além de ''boas intenções''?
Entrevista com Paulo Brack, biólogo
Confira nas Notícias do Dia de 26-10-2009
A Convenção do Clima que acontece no início de dezembro em Copenhague, capital da Dinamarca, e as propostas de redução de metas de emissão de gases de efeito estufa representam muito mais uma “carta de ‘boas intenções’”, afirma Paulo Brack. Contudo, o setor ligado ao grande capital não aceita regras e por isso esse encontro não deve promover avanços consideráveis.

Congresso da Virada: 30 anos de transformações para o serviço social brasileiro
Entrevista com Luíza Erundina, deputada federal
Confira nas Notícias do Dia de 27-10-2009
Há 30 anos, o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, que se organizou a partir do patrocínio e apoio do regime militar, foi tomado por um grupo de assistentes sociais articulados na organização e na reativação das entidades sindicais. Então, aquele momento “demarcou um salto político da categoria dos assistentes sociais”, contou-nos a deputada federal Luíza Erundina (PSB-SP), que participou do levante.

''Belo Monte pode ser muito danosa''
Entrevista com Hermes Fonseca de Medeiros, biólogo
Confira nas Notícias do Dia de 28-10-2009
 O biólogo Hermes Fonseca de Medeiros é veemente quando opina que o projeto de Belo Monte não deve ser realizado, assim como nenhum barramento ao longo do rio Xingu. No entanto, pondera: “Se o projeto for feito de qualquer forma, existem estudos que embasariam medidas mitigatórias que poderiam resultar em menos impactos negativos”. Ele analisa os resultados do Painel de Especialistas, fala sobre as características da bacia do rio Xingu e explica as consequências que o ecossistema desse lugar poderia ser alterado.

''Temos uma crise profunda de compreensão das favelas''
Entrevista com Jailson de Souza e Silva, geógrafo
Confira nas Notícias do Dia de 29-10-2009
Uma cidade maravilhosa, mas em guerra. A situação se tornou “extrema a partir do momento em que as Forças Armadas do Rio de Janeiro e outras partes do Brasil tiveram como princípio da ação policial o enfrentamento de determinado tipo de crime, ou seja, o tráfico varejista de drogas nas favelas”, explica Jailson de Souza e Silva, coordenador geral do Observatório de Favelas. Ele analisa o cotidiano que o Rio de Janeiro vive hoje, e o que o morador da favela precisa enfrentar todos os dias como a tensão provocada pela ausência do Estado no plano da segurança pública.

Há 30 anos era assassinado Santo Dias da Silva
Entrevista com Anízio Batista, sindicalista
Confira nas Notícias do Dia de 30-10-2009
Anízio Batista fez parte da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo, onde foi companheiro de Santo Dias da Silva, operário que militava com os trabalhadores desde a década de 1960. Em outubro de 1979, os metalúrgicos iniciaram uma campanha salarial. Como os patrões não aceitaram o reajuste solicitado, uma assembleia foi feita e, então, uma nova greve começou. A Polícia Militar invadiu diversas subsedes de sindicatos. Ao tentar negociar com trabalhadores e policiais em frente a uma fábrica, um PM atira pelas costas de Santo, que morreu a caminho do hospital.

“É necessário uma aldeia toda para educar uma criança”
Entrevista Leonor Franco de Araújo, historiadora
Confira nas Notícias do Dia de 31-10-2009
 “Os negros brasileiros não conseguiram se colocar na cena pública”, aponta Leonor Franco de Araújo. A realidade é ainda mais dura, pois nossa sociedade invisibilizou os negros. “É como se, depois da abolição, todos tivessem desaparecido. No Brasil, os negros foram empurrados para os piores cantos, tiveram que assumir os piores trabalhos porque saíram da escravidão sem qualquer qualificação ou política pública”. A pesquisadora defende o Plano Nacional para a implementação da lei 10.639 que estabelece o ensino da História da África e da Cultura afro-brasileira nos sistemas de ensino.

As Notícias do Dia de 29-10-2009, traduziram e publicaram o artigo de Hans Küng, O Papa que pesca na margem da direita. O artigo, que foi enviado ao Instituto Humanitas Unisinos – IHU, em alemão, pela Fundação Ética Mundial, cujo presidente é Hans Küng, foi publicado nos jornais La Repubblica, The Guardian, Le Monde e El País. A sua publicação suscitou uma resposta do jornal L’Osservatore Romano.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição