Edição 312 | 26 Outubro 2009

IHU Online

Adolescentes e jovens frente à morte

Sempre por ocasião do assim Dia de Finados, a IHU On-Line aborda, sob diversos olhares, o tema da morte. Nesta edição, instigada por um certo fascínio de adolescentes e jovens pela morte, o psicanalista gaúcho Mário Corso, que, não acreditando que o flerte com a morte seja maior na adolescência, constata, no entanto, que ele é mais perigoso. Contribuem também com o debate do tema a antropóloga e professora na PUC-SP, Silvia Borelli e a psicóloga Thaís Roloff.

Nesta edição continua também o debate sobre diversos temas que foram destaque nas últimas edições. Assim, Cybelle Shattuck, professora assistente de Religiões Orientais na Western Michigan University, compartilha as suas pesquisas sobre o hinduísmo e o geólogo norte-americano Charles Smith, comenta o papel de Wallace, contemporâneo de Charles Darwin, sobretudo o seu interesse em zoogeografia. Por sua vez, Paulo Brack, ecólogo e professor da UFRGS, expõe as suas preocupações com a Convenção do Clima a ser realizada, em dezembro, em Copenhague. Ele fala, nesta quinta-feira, às 17h30min, no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, sobre O futuro em Copenhague? Mudanças e mudanças.

Sérgio Mattos, professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, publica um artigo sobre “TV digital, a convergência tecnológica e a função do celular”.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!