Edição 311 | 19 Outubro 2009

IHU Online

A Convenção do Clima em Copenhague

O mundo tem 40 anos para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 80% e apenas uma década para atingir metas que correspondam a 20%. O futuro climático do planeta será discutido entre os dias 7 e 18 de dezembro, na reunião de 190 países que participam da Convenção do Clima em Copenhague, capital da Dinamarca. O encontro pretende estabelecer novas metas de emissão de gases e introduzir o debate das florestas através do mecanismo de Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação - REDD.

A IHU On-Line desta semana conversou com pesquisadores e dedica esta edição ao debate das mudanças climáticas e às propostas em discussão neste importante encontro.

Contribuem nesta edição Williams Pinto Marques Ferreira, meteorologista e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Milho e Sorgo; João Meirelles, presidente do Instituto de Ecoturismo do Brasil - IEB e da ONG Peabiru; Carlos Eduardo Young, economista e docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Paulo Moutinho, presidente do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - Ipam; Washington Novaes, jornalista e ambientalista; Carlos Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE; Gerald Nelson, integrante do Instituto Internacional de Pesquisa de Política Alimentar (IFPRI, na sigla em inglês); e Jefferson Simões, glaceólogo e professor da Universidade do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Por sua vez, o teólogo Felix Wilfred, docente da Universidade de Madras, em Chenai, na Índia, concede uma instigante entrevista onde reflete sobre os limites do monoteísmo. A entrevista dá continuidade ao debate feito nas duas edições da IHU On-Line sobre as Religiões no Mundo. Especificamente, a edição número 309, do dia 18-09-2009, com o título Sabedoria, mística e tradição: religiões chinesas, indianas e africanas e a edição número 302, de 03-08-2009, com o título As religiões da profecia: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

As entrevistas com Elisabeth Laville, professora da École des Hautes Études Commerciales, Paris e com Louis Caruana, professor de filosofia na Universidade de Londres, completam a edição.

A todos e todas uma boa leitura e uma ótima semana!