Edição 309 | 28 Setembro 2009

IHU Online

Religiões chinesas, indianas e africanas

Durante sete semanas foi exibido e debatido o documentário alemão “Spurensuche” – Religiões do Mundo, dirigido por Hans Küng, na Unisinos e na Casa de Cultura Mário Quintana – CCMQ, Porto Alegre, além de transmitido pela TV Unisinos. A promoção foi do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em parceria com a Fundação Ética Mundial (Weltethos Stiftung) cujo escritório brasileiro se localiza no IHU.

Hans Küng caracteriza as religiões do mundo da seguinte maneira:
- religiões da profecia: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. A edição número 302, de 03-08-2009, da IHU On-Line foi dedicada a estas religiões.
- religiões da sabedoria de origem chinesa – Confucionismo e Taoísmo
- religiões da mística de origem indiana – Hinduísmo e Budismo
- religiões de matriz africana.

A edição desta semana contempla as três últimas.

Contribuem nesta edição Klaus Klostermaier, da Universidade de Manitoba, Canadá; Subhash Anand, da Índia; Volney José Berkenbrock, teólogo e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora; José Bizerril, antropólogo e docente do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Participam também o historiador e filósofo André Bueno, da Faculdade Estadual de Filosofia, Letras e Ciências de União da Vitória, no Paraná; Frank Usarski, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; o teólogo indiano Michael Amaladoss, diretor do Instituto para o Diálogo com Culturas e Religiões, em Chennai, na Índia e Monja Coen, missionária oficial da tradição Soto Shu - Zen Budismo com sede no Japão.

Completam esta edição as entrevistas William Stoeger, astrofísico jesuíta do Grupo de Pesquisas do Observatório do Vaticano (VORG) e da Universidade do Arizona e Lucia Lohman, professora do Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo – USP.

Também podem ser lidos os perfis da Profa. Dra. Yara Caznok, UNESP e de Jacinto Schneider, gestor administrativo do IHU e da Diretoria de Ação Social da Unisinos.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!