Edição 304 | 17 Agosto 2009

IHU Online

O futuro que advém

“O universo inteiro está em evolução” afirma John Haught. Segundo ele, “Teilhard de Chardin foi um dos primeiros cientistas no século passado a reconhecer que todo o cosmos, e não apenas as fases da vida e da existência humana, é uma história importante. Sobre a evolução da Terra já trouxe a esfera da matéria (geosfera) e da vida (a biosfera). Agora se está criando a esfera da mente/espírito (a noosfera)”.

Para entender melhor a genial e peculiar visão de Pierre Teilhard de Chardin sobre a evolução do cosmos, na vigília do IX Simpósio Internacional Ecos de Darwin, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, nos dias 9 a 12 de setembro, na Unisinos, a revista IHU On-Line desta semana, além do professor John Haught, da Universidade de Georgetown, EUA, entrevistou Jacques Arnould, dominicano francês, doutor em Ciências e em Teologia, George Coyne, matemático, astrônomo e jesuíta norte-americano, Ludovico Galleni, cientista italiano, Luís Miguel Sebastião, professor da Universidade de Évora, Portugual, Paul Schweitzer, matemático e professor da PUC-Rio, Pedro Guimarães Ferreira, doutor em Engenharia de Sistemas e Computação e professor na PUC-Rio, e Waldecy Tenório, professor da PUCSP.

Esta edição foi feita em parceria com o Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da PUC-Rio.

Completam esta edição as entrevistas com a historiadora Ângela Maria de Castro Gomes, sobre a Era Vargas, no mês em que se lembram os 55 anos da morte de Getúlio, com teóloga ecofeminista Mary Judith Ress, com o desembargador do Rio Grande do Sul, Aramis Nassif, sobre o tema Poder Judiciário e segurança pública - o dogma da responsabilidade, e com Paulo Nodari, professor da Universidade de Caxias do Sul – UCS, sobre a sociedade pós-metafísica.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!