Edição 297 | 15 Junho 2009

IHU Online

Karl Rahner e a ruptura do Vaticano II

Desde o Concílio do Vaticano II, realizado há mais de 40 anos, a Igreja traçou novas perspectivas, renovou-se, marcou sua entrada oficial na modernidade. A construção desse novo paradigma contou com a participação de um dos teólogos mais importantes do século XX, Karl Rahner.

Por ocasião do centenário de nascimento de Karl Rahner, em 2004, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promoveu o Simpósio Internacional sobre Teologia Pública. Agora, quando se celebra o 25º ano do falecimento do teólogo alemão, a revista IHU On-Line debate o legado da sua obra teológica que marcou a trajetória da Igreja.

Contribuem nesta edição Rosino Gibellini, diretor da renomada coleção Biblioteca de Teologia Contemporânea, editada pela Editora Queriniana, de Brescia, Itália, John Milbank, professor do Departamento de Teologia e Estudos Religiosos da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, o teólogo Aeron Riches, seu assistente, Albert Raffelt, professor honorário de Teologia dogmática em Freiburg, Érico João Hammes, professor de Teologia da Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (UFRGS), João Batista Libânio, docente na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Mário de França Miranda, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e Heidi Russell, professora da Loyola University, em Chicago e integrante da Karl Rahner Society.

Completam esta edição as entrevistas com Elmar Altvater, professor de Ciência Política na Universidade Livre de Berlim, continuando o debate sobre uma ecoeconomia, tema de capa de uma edição anterior; Elton Ribeiro, doutorando em Filosofia na Gregoriana, analisando a obra de Charles Taylor, A secular age, a ser editada em português pela Editora Unisinos; Flávio Lewgoy, professor aposentado do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sobre os danos dos agrotóxicos à saúde humana, tema de capa da edição anterior da nossa revista; e Francisco Mauro Salzano, pesquisador da UFRGS, sobre a novidade de Charles Darwin.

Esta edição da IHU On-Line é patrocinada pela Fundação Ética Mundial, cujo escritório brasileiro funciona no IHU.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!