Edição 296 | 08 Junho 2009

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Agrotóxicos. Remédio ou veneno? Uma discussão

O Brasil é hoje o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Intoxicações, doenças agudas e crônicas, a possível relação com o surgimento de doenças cancerígenas e até suicídios são estudados por pesquisadores e pesquisadoras que analisam as consequências do uso dos agrotóxicos.

Buscando compreender os seus impactos na vida humana e no ambiente, a IHU On-Line desta semana discute o tema com alguns especialistas do assunto.

Assim, contribuem nesta edição, a agrônoma Maria José Guazelli, a doutora em Saúde Coletiva Jandira Maciel da Silva, o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Tarcísio Pinheiro, a professora da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves Neice Muller Xavier Faria e o engenheiro agrônomo e florestal Sebastião Pinheiro.

Mais três entrevistas completam a edição. Michael Conroy, economista americano, entusiasmado, fala sobre o papel do consumidor na busca de um modelo econômico ambientalmente mais sustentável. Francisco Orofino, estudioso da Bíblia, recorda os 30 anos da criação do Centro de Estudos Bíblicos – CEBI. A exacerbação como traço fundamental de Dostoiévski é o tema da entrevista de Aurora Bernardini.

A todas e todos uma ótima leitura, um bom feriado e uma excelente semana!


Errata:

Na edição número 295 da Revista IHU On-Line, intitulada Ecoeconomia. Uma resposta à crise ambiental?, de 01-06-2009, grafamos erradamente o título da entrevista com a professora Isleide Arruda. O título correto, já disponibilizado nas versões eletrônicas da IHU On-Line, é "O consumidor é um novo ator político?".

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição