Edição 294 | 25 Mai 2009

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Platão. A totalidade em movimento

O legado do filósofo grego Platão (428/27 a. C. - 347 a.C.) é o tema de capa desta edição da IHU On-Line. Tamanha é a importância de sua obra que, por diversas vezes, chegou-se a dizer que a história da filosofia ocidental é “uma série de notas de rodapé sobre Platão”. Para o filósofo brasileiro José Trindade Santos (UFPB), que com Juvino Maia Jr. (USP, UFPB) traduziu a Carta VII, de A República, a partir do original grego, a maior lição platônica é que podemos reconhecer e recuperar a matriz que nos aproxima de Deus. Seus diálogos, assinala, são “lembrete” de que a presença de Deus invade tudo, e a obra platônica é marcada pela ânsia da transcendência.

Considerado por Jean-François Mattéi (Universidade de Nice-Sophia Antipolis) como o texto filosófico mais importante do Ocidente, a alegoria da caverna é sempre atual, pois ilustra a condição humana, hoje, mais do que nunca, voltada às aparências. O doce torpor ao qual estamos submetidos desde a infância é a barbárie à qual Platão se refere no livro VII de A República. Além da entrevista exclusiva, Mattéi nos brinda com o artigo analisando O banquete. O alemão Thomas Szlezák (Universidade de Tübingen), membro da Escola de Tübingen-Milão, atenta para o pensamento sistemático do filósofo grego. Segundo Szlezák, os ensinamentos não escritos revelam nova faceta da filosofia platônica.

Marcelo Perine (PUCSP) acentua que Platão serve como referência filosófica até nossos dias. Seus escritos representam para o pensamento ocidental “uma virada definitiva”, pois ajudaram a compor grande parte do vocabulário filosófico em voga. Carlos Roberto Velho Cirne-Lima, professor emérito da Unisinos, examina a herança de Heráclito e Parmênides em Platão – a totalidade em movimento. Para o especialista em Hegel, a influência de suas ideias se faz sentir em ciências como Física e Biologia, através da Teoria dos Sistemas.

Mais três entrevistas completam esta edição.

Luiz Werneck Vianna opina que um terceiro mandato de Lula seria uma solução infeliz para os rumos da sociedade e da democracia brasileira.

A cana-de-açúcar pode contribuir para a diversificação da agricultura familiar, avaliam os pesquisadores da Embrapa Ivan de Almeida e João Carlos Costa Gomes.

“Sou PT, maragato e colorado”, afirma Apolinário Bones Machado, um dos responsáveis pela segurança da Unisinos, ao narrar os aspectos mais importantes da sua vida.

A todas e todos um ótima leitura e uma excelente semana!

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição