Edição 293 | 18 Mai 2009

Destaques On-Line

IHU Online

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu) de 11-05-2009 a 16-05-2009

As relações obscuras entre o Polo petroquímico gaúcho, a Braskem e o governo federal
Entrevista com Carlos Eitor Rodrigues Machado
Confira nas Notícias do Dia 11-05-2009
Para o presidente do Sindipolo, a venda da Ipiranga e Copesul para a Braskem envolve questões que não estão claras e precisam ser explicadas. “O governo limpou o terreno para deixar tudo com a Braskem”, afirma.

Há muito ainda a fazer para que aconteça efetivamente Universidade para Todos
Entrevista com José Ivo Follmann.
Confira nas Notícias do Dia 12-05-2009
Os impactos no ensino superior do Programa Universidade Para Todos - Prouni  -, ao completar cinco anos, são importantes. Sem dúvida, esse programa foi uma política acertada do atual governo, afirma vice-reitor da Unisinos.

Transferência de renda: mudanças e impactos na sociedade brasileira
Entrevista com Isabel Ruckert
Confira nas Notícias do Dia 13-05-2009
Os programas de transferência de renda estão transformando a realidade de muitas famílias brasileiras, constata a economista, doutora em Serviço Social e técnica da Fundação de Economia e Estatística - FEE - do Rio Grande do Sul.

Quilombos contemporâneos: uma luta que não pode ser esquecida
Entrevista com Elsa Avancini
Confira nas Notícias do Dia 14-05-2009
O processo de reconhecimento dos quilombos urbanos deu esperança para a população que luta ainda hoje por seus direitos e, principalmente, para ser legitimada pela sociedade, afirma a historiadora.

Conferência Nacional de Comunicação: um marco histórico para o Brasil
Entrevista com Valério Brittos
Confira nas Notícias do Dia 15-05-2009
A realização de um evento que debate o futuro da comunicação social no Brasil está sendo festejada pela sociedade civil, que há muitos anos lutava por isso. Trata-se de um momento privilegiado para discutir um marco regulatório para a comunicação no país, afirma o professor e pesquisador do PPG de Comunicação da Unisinos.

O Capitulo das Esteiras. O carisma franciscano, hoje
Entrevista com Ildo Perondi
Confira nas Notícias do Dia 16-05-2009
Acaba de se realizar o Capítulo das Esteiras, em Assis, na Itália. O importante evento reuniu quase três mil seguidores de Francisco de Assis. O professor de teologia e frei capuchinho analisa o sentido do franciscanismo.