Edição 292 | 11 Mai 2009

IHU Online

América Latina, hoje

“O quadro político da América Latina, considerando os últimos anos, é de mudança. Nós temos 11 presidentes que foram eleitos nesse período, alguns deles reeleitos, e que deslocam as elites do poder, trazendo uma agenda nova, muitas vezes calcada nas demandas da maioria. Em alguns casos, essa maioria é composta por uma maioria étnica, como são os indígenas na região Andina, no Equador e Bolívia. Então, temos um quadro político que felizmente rompeu com a uniformidade calcada no neoliberalismo e que hoje permite à América Latina repensar o seu futuro, o seu projeto de desenvolvimento e as suas formas de integração.” A constatação é do cientista social Silvio Caccia Bava, na entrevista publicada nesta edição da revista IHU On-Line, que tem como tema de capa “América Latina, hoje”.

Além de Caccia Bava, contribuem na descrição do atual panorama político, econômico, social e religioso da América Latina, Adrián Padilla Fernández, da Universidade Simon Rodriguez, na Venezuela, Alfredo Molano, sociólogo e jornalista colombiano, Héctor-León Moncayo, economista colombiano, Raúl Zibechi, jornalista uruguaio, René Cardozo, jesuíta, politólogo boliviano, o paraguaio José Maria Blanch e Eleazar López Hernández, teólogo indígena mexicano.

Completam esta edição as entrevistas com Roberto Efrem Filho, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sobre a relação existente entre mídia e política a partir de uma analise das capas da revista Veja, durante os mandatos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, e com Eliana Yunes, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, que acaba de lançar a obra Bem e mal em Guimarães Rosa (Rio de Janeiro: Editora da PUC-Rio, UAPE, 2009).

Nesta semana, estará na Unisinos, discutindo os conceitos fundamentais dos livros Império e Multidão, de Antonio Negri e Michael Hardt, Giuseppe Cocco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “O Império e a Multidão no contexto da crise atual” é o tema que abordará na conferência que proferirá, no dia 13 de maio. Numa promoção conjunta do Instituto Humanitas Unisinos – IHU e do Curso de Serviço Social, o professor também participará do Seminário Crise, Políticas Públicas e Transferência de Renda com a palestra “Crise, políticas públicas e transferência de renda”.

A todos e todas uma ótima leitura e uma excelente semana!