Edição 290 | 20 Abril 2009

IHU Online

Facebook | Twitter

O que é Facebook?

Facebook é um site de relacionamento social gratuito, criado por Mark Zuckerberg, programador e empreendedor estadunidense, ex-estudante do Harvard College. Lançado em 2004, inicialmente o Facebook era restrito apenas aos estudantes do Harvard College. Em dois meses, o site foi expandido ao Massachusetts Institute of Technology, à Boston University, ao Boston College e a todas às escolas Ivy League. Depois, ganhou dimensão mundial, e possui mais de 58 milhões de usuários ativos, e é considerado o maior site de fotografia dos Estados Unidos, com mais de 60 milhões de novas fotos publicadas por semana.

Os participantes da rede social criam perfis que contêm fotos e listas de interesses pessoais, trocando mensagens privadas e públicas entre si. Os integrantes podem participar de uma ou mais redes, como um colégio ou região geográfica.

No final de março, o Facebook, segundo notícia publicada no jornal italiano La Repubblica, 29-03-2009, atingiu mais de 200 milhões de pessoas registradas, confirmando-se como a maior comunidade online do mundo. Por semana, segundo a empresa fundada pelo jovem Mark Zuckerberg, 24 anos, acolhe quase um milhão de novos membros. O Facebook, no entanto, enfrenta a concorrência de outras redes sociais como Twitter, sempre mais popular entre os jovens.

E Twitter?

Twitter também é uma rede social e um servidor para microblogging que permite aos usuários o envio de atualizações pessoais contendo apenas textos com menos de 140 caracteres. As mensagens são enviadas via celular (SMS), e-mail, site oficial ou programas especializados. Foi fundado em 2006, pela Obvious Corp. As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las.