Edição 289 | 13 Abril 2009

IHU Online

Midiatização. Um modo de ser em rede comunicacional

O complexo processo da midiatização da sociedade é o tema ao qual diversos estudiosos têm se dedicado nos últimos dez anos.

Nesta edição da revista IHU On-Line, Pedro Gilberto Gomes, José Luiz Braga, Antonio Fausto Neto e Jairo Ferreira, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos, ajudam a compreender o fenômeno.

Contribuem, igualmente, o jornalista Muniz Sodré, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Escola de Comunicação; Daniel Dayan, diretor de pesquisa no Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS), de Paris, membro do Marcel Mauss Institute (École des Hautes Études en Sciences Sociales) e professor de Sociologia da Mídia na Universidade de Genebra; e Dênis de Moraes, professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.

Completam a edição duas entrevistas. Uma com Bernardo Veiga, sobre o livro de sua autoria, recém-lançado, intitulado É impossível o diálogo inter-religioso? O pensamento de Bento XVI e a visão de Raimundo Lúlio sobre o diálogo inter-religioso. Outra com Rodrigo Guéron, do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sobre capitalismo cognitivo e bioeconomia.

A todas e todos uma ótima semana e uma excelente leitura!