Edição 285 | 08 Dezembro 2008

Dilemas do capitalismo atual no cinema

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

CEPAT exibe o filme Crash – No limite, no dia 13 de dezembro

Para encerrar o evento O Capitalismo visto pelo cinema, o Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores (CEPAT), com sede em Curitiba, realiza a exibição do filme Crash – No limite, dirigido por Paul Haggis. A exposição da obra, que será seguida de análise e debate, ocorrerá no Sindicato dos Engenheiros – SENGE/PR, das 08h30min às 12h30min, com entrada gratuita. Desta vez, o filme será discutido à luz do tema dilemas do capitalismo.
Ao longo do ano, o evento abordou temas como o pré-capitalismo, a ordem mercantil, a produção fabril, a tentativa socialista e o fenômeno da alienação, entre outros. A atividade, que contou com o apoio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, buscou identificar os códigos usados em cada um dos filmes exibidos, estabelecendo uma relação à compreensão científica do capitalismo, além das formas de organização econômica e social.

Sinopse

O filme conta a história de Jean Cabot, a rica e mimada esposa de um promotor, que vive em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição