Edição 284 | 01 Dezembro 2008

IHU Online

Monteiro Lobato: interlocutor do mundo

Ao celebrar os 60 anos da morte de Monteiro Lobato, em parceria com o Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio, a IHU On-Line se debruça sobre a obra deste importante escritor, editor e tradutor brasileiro.

Contribuem, nesta edição, o psicanalista Carlos Mário Alvarez, doutorando em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), para quem Lobato foi muito mais que um escritor de livros infantis: ele propôs “uma práxis onde as pulsões do infantil reinavam de forma a inventar uma nova cultura”, baseada em muitos autores estrangeiros, como Nietzsche. Em suas obras, além da ambigüidade, grandes doses de humor permeiam as histórias entrelaçadas entre a realidade e a fantasia, destaca a Profa. Dra. Lia Cupertino Duarte Albino, das Faculdades Integradas de Ourinhos. Segundo ela, ele foi o “primeiro escritor brasileiro a acreditar na inteligência da criança, na sua curiosidade intelectual”. Nesse sentindo, Lobato formou “uma infância pensante e culta, que ama a leitura e faz do livro sua casa”, diz Maria Clara Bingemer, doutora em Teologia e decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Preocupado em formar leitores independentes e honestos, Lobato “foi um tipo único, uma espécie de grão de ouro em um saco de pedras”, afirma o escritor Gerson Valle. Por sua vez, a Prof. Dra. Eliana Yunes, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), comenta que, mais do que pai da literatura infantil, Lobato representou uma voz influente e inconteste na sociedade brasileira.

Já a Profa. Dra. Dirce Waltrick do Amarante, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisa O presidente negro e expõe o sentimento de racismo ainda existente entre os brasileiros. “A obra de Monteiro Lobato revela muito sobre o racismo no Brasil, a começar pelo modo paradoxal ou contraditório como o tema é tratado nos seus livros”, considera. Emerson Tin, docente das Faculdades de Campinas (Facamp), analisa cartas enviadas pelo autor a amigos e familiares. Segundo ele, os escritos revelam múltiplas facetas do escritor. Entre as várias personalidades, destaca-se, segundo Giovana Cordeiro Campos, doutoranda do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica (Puc-Rio), a prática tradutória e editorial de Monteiro Lobato.

Também contribuem, para essa edição, Antonio A. Serra, professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF), e os pesquisadores, da Cátedra Unesco de Leitura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), André Moura e Thaty Castelo Branco.

Leia também, neste número, uma análise do teólogo Ulrich Körtner sobre as mais recentes pesquisas a respeito do Jesus histórico. Poemas do carioca Sérgio Alcides, uma resenha sobre o filme Lemon tree, de Eran Riklis, e entrevistas com a juíza Clarissa Costa de Lima e com a assistente social judiciária Neide Maria Fontana, sobre a atual crise financeira na sua relação com o consumo e o endividamento, também podem ser lidas nesta edição.

Nosso agradecimento especial à Profa. Dra. Eliana Yunes, coordenadora setorial de desenvolvimento do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio (CTCH), e à Gilda Carvalho, assessora da coordenação setorial de desenvolvimento do CTCH e mestranda em Literatura Brasileira na PUC-Rio, pela parceria na produção de mais uma edição da IHU On-Line.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!