Edição 283 | 24 Novembro 2008

IHU Online

As Ciências Sociais, hoje. Os 50 anos do curso de Ciências Sociais da Unisinos

Por ocasião dos cinqüenta anos do curso de Ciências Sociais da Unisinos, a IHU On-Line desta semana descreve, ainda que sumariamente, a trajetória das Ciências Sociais nestas últimas cinco décadas e os desafios que ela busca responder na contemporaneidade.

Contribuem nesta edição o Prof. Dr. Luiz Roberto Benedetti, da PUC-Campinas, Prof. Dr. Enno Liedke, da UFRGS, François Dubet, sociólogo, da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), de Paris e da Universidade de Bordeaux II, Benjamin Arditi, da Universidade Nacional do México, Amaury César Moraes, da USP, e Nélida Gentile, da Universidade de Buenos Aires.

Os depoimentos do Prof. Dr. Solon Viola, professor do PPG em Ciências Sociais da Unisinos, do Prof. Dr. Inácio Helfer, professor no PPG em Filosofia da Unisinos, da Profa. Dra. Lisabete Coradini, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Antropologia da UFRN, e do professor Walmir Pereira, coordenador do curso de Ciências Sociais da Unisinos, completam o tema de capa desta edição.

Também neste número podem ser lidas as entrevistas de Celia Pedrosa sobre Antonio Candido, de Paula Sibilia sobre o seu mais recente livro O show do eu (Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008), do teólogo James Keenan, sobre os desafios da teologia moral, e de Fernando Ferrari Filho, economista, sobre a "dramaticidade" da atual crise econômico-financeira.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!