Edição 281 | 10 Novembro 2008

IHU Repórter - Zeliane Arruda

Bruna Quadros

Em 2003, a comunidade acadêmica da Unisinos conheceu a professora Zeliane Arruda. Para ela, que leciona Matemática nos cursos de graduação, além de ser um bom lugar para trabalhar, a universidade pode ser considerada um modelo, pelo recente reconhecimento de ser a melhor instituição privada do sul do Brasil, segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC). Ao visitar a redação da revista IHU On-Line, na última semana, ela revelou dois grandes motivos da sua felicidade: os filhos Eduardo e Guilherme. Confira a entrevista a seguir, na qual Zeliane se define como uma pessoa batalhadora e competente:

Origens – Nasci em Santa Maria. Tenho um irmão mais velho. Meu pai era escriturário, e minha mãe, dona-de-casa. Tive uma infância muito feliz, brincava muito. Era uma turma grande de primos e amigos. A família toda morava ao redor, então sempre andávamos de carrinho de lomba, jogávamos futebol, construíamos casinhas e brincávamos de dar aulas.

Valores – Meus pais sempre me passaram que eu deveria ser uma pessoa honesta. Sempre fazer o bem para as pessoas para receber o bem em troca. Ensinaram-me a ser gentil com os mais velhos. Na minha família, chamamos todos de tios, tias, avôs e avós. Hoje em dia, a criançada não se dirige às pessoas desta forma. Muito dessa educação eu quero passar para os meus filhos.

Estudos – Inicialmente, estudei em uma escola de freiras, em Santa Maria, a Santa Catarina. Da 4ª à 8ª série, estudei no colégio Coronel Pillar, da rede pública. No ensino médio, cursei magistério. Fiz o curso de licenciatura em matemática, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O mestrado, em matemática aplicada foi na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Profissão - Logo que acabei o mestrado, consegui emprego na Facos (Faculdade de Ciências e Letras de Osório) em Osório, como professora. Ao mesmo tempo, ingressei como professora substituta na UFRGS e no estado, com contrato emergencial. Depois de um ano na Facos, fui convidada pela direção para coordenar o Curso de Licenciatura em Matemática. Fui durante três anos a coordenadora da Matemática.

Casamento – Conheci o meu marido, Marcelo - funcionário da Polícia Rodoviária Federal - em um congresso de matemática em Vitória, no Espírito Santo. Ele foi de Porto Alegre e eu de Santa Maria. Mas nos reencontramos e começamos a namorar quando eu fui fazer o mestrado na UFRGS. Namoramos durante um ano e meio, até casar. Estamos juntos há dez anos e temos dois filhos: o Eduardo, seis anos, e o Guilherme, recém-nascido. Eles complementam a nossa felicidade.

Unisinos – Depois de trabalhar um ano na UFRGS, na Facos e no Estado, fui chamada para dar aulas na Feevale. Larguei então o contrato emergencial do Estado e fiquei na Facos, na Feevale e na UFRGS, sendo na última por mais um ano. Depois disso, fiz uma seleção na Unisinos para professora. Fui chamada em 2003, quase dois anos depois. Desde então, sou professora de Matemática da graduação. Atualmente, moro em São Leopoldo, devido ao trabalho na universidade. É uma instituição modelo, tanto que foi classificada como uma das melhores, na rede privada.

Planos – Para o futuro, pretendo fazer um doutorado. Ainda não sei se na área de Matemática ou em Educação.

Autor – Lya Luft.

LivroFomos maus alunos, de Gilberto Dimenstein e Rubem Alves.

Lazer – Curtir a família. Costumamos fazer programas juntos.

Sonho – Sou uma pessoa batalhadora e tento ser bastante competente naquilo que faço. Se a minha vida continuar do jeito que está, ficarei muito feliz.

Política brasileira – Já não sabemos mais em quem confiar ou acreditar. A política está uma verdadeira bagunça.