Edição 281 | 10 Novembro 2008

Conversando, conhecendo e qualificando as políticas de trabalho, emprego e renda do Vale do Rio dos Sinos

IHU Online

A coordenadora do Programa Trabalho, desenvolvido no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, Marilene Maia, faz um panorama sobre o evento realizado ao longo do ano, que terá sua última edição no dia 11 de novembro

Há dois anos, as Conversas do Mundo do Trabalho e da Vida dos trabalhadores do Vale do Rio dos Sinos compõem um evento promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU. Em 2008, o propósito desta atividade, realizada mensalmente, foi oportunizar um espaço de diálogo, análise e proposição sobre as políticas de trabalho, emprego e renda. Para isso, foram utilizados os indicadores sociais e a realidade experimentada pelos trabalhadores, gestores, pesquisadores e estudantes da região do Vale do Rio dos Sinos.

Uma das inspirações dessa proposta, assim como da metodologia do evento, vem de Paulo Freire, quando refere: “Para mim, a realidade concreta é algo mais do que fatos ou dados tomados mais ou menos em si mesmos. Ela é todos esses fatos e todos esses dados e mais a percepção que deles esteja tendo a população envolvida”.

Com isso, foram reunidos trabalhadores, estudantes, professores e lideranças para conhecer e analisar a realidade do trabalho da região, a partir de indicadores sociais, confrontados com a vida cotidiana construída pelas pessoas e organizações que fazem a história do Vale do Rio dos Sinos. Neste sentido, realizamos seis encontros desde o mês de abril. Como temas, discutimos a realidade do trabalho e dos trabalhadores do Vale do Rio dos Sinos, os Conselhos Municipais, a deliberação e o controle das políticas, a Economia solidária, a proteção social e previdenciária, as organizações dos trabalhadores e a qualificação profissional.

Também foram abordadas práticas governamentais e não-governamentais reveladoras das possibilidades e dos limites do mundo do trabalho e do não-trabalho na região, assim como os inúmeros desafios para avançarmos na construção de políticas realmente públicas para a afirmação e garantia do trabalho, como dimensão de criação, desenvolvimento e sustentação humana, social e ambiental.

No dia 11 de novembro, será realizado o último encontro do ano, no qual faremos o balanço do que foi vivido nas "Conversas" e iremos sistematizar uma pauta afirmadora das políticas de trabalho, emprego e renda na região.