Edição 273 | 15 Setembro 2008

O capitalismo financeirizado em debate

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

O filme A fraude (Rogue Trader) será exibido e debatido em Curitiba, no dia 20 de setembro, no evento O capitalismo visto pelo cinema, promovido pelo Centro de Apoio e Pesquisa aos Trabalhadores (CEPAT) em parceria com o Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

 

O filme, de James Dearden, analisa a perspectiva do capitalismo financeirizado. Além de proporcionar uma reflexão acerca do atual contexto de sociedade, embasado na lógica capitalista, o objetivo do evento é identificar os códigos usados em cada um dos filmes que serão exibidos, estabelecendo uma relação à compreensão científica do capitalismo.

Com entrada gratuita, a exibição do filme será no Sindicato dos Engenheiros – SENGE/PR, das 8h30 às 12h30.

Sinopse

A fraude conta a história de um homem jovem e ambicioso que se rende aos riscos e acaba levando uma das mais antigas e bem sucedidas instituições financeiras da Inglaterra à falência. Quando é enviado a Singapura, pelo tradicional Barings Bank, tudo que Nick Leeson quer, como negociador de mercado futuro, é a chance de fazer dinheiro com ações. Porém, enquanto os dirigentes do Barings Bank comemoram os lucros conquistados para o banco pelo rapaz, Nick começa desviar enormes quantias de dinheiro para cobrir as perdas de suas próprias apostas financeiras. Com dívidas comparáveis ao seu desespero, Nick decide arriscar tudo numa jogada definitiva para burlar o sistema e recuperar todo o dinheiro que já perdeu.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição