Edição 270 | 25 Agosto 2008

IHU Online

Uma nova classe média brasileira?

Uma nova classe média está surgindo no Brasil. Foi esta uma das grandes manchetes dos jornais brasileiros, recentemente, quando da publicação de pesquisas realizadas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV – e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. O sítio do IHU, atualizado diariamente, repercutiu o debate propiciado pela divulgação das duas pesquisas.

Nesta edição, cientistas políticos e economistas, como Luiz Werneck Vianna, do IUPERJ, Ladislau Dowbor, da PUC-SP, Guilherme Delgado, do IPEA, Cesar Benjamin, do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ, e Waldir Quadros, do Instituto de Economia da Unicamp, discutem o tema.

A realização da recente Conferência de Lambeth, importante reunião da Igreja Anglicana, que discutiu temas como a ordenação episcopal de mulheres e de homossexuais, é o tema da entrevista do cônego Francisco de Assis da Silva, secretário geral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

Por sua vez, a crítica literária Leyla Perrone-Moisés aborda a importância da obra de Roland Barthes (1915-1980), o intérprete dos signos. Segundo ela, “diferentemente dos sociólogos, o que lhe interessava não eram os fenômenos sociais por eles mesmos, mas o modo como estes eram expressos”.

Trabalho associado e ecologia: em busca de uma racionalidade ética, terna e democrática é o tema da entrevista com Telmo Adams, professor nos cursos de especialização na Unisinos e na Universidade Católica de Pelotas – UCPel. Do poeta paulista Reynaldo Damazio esta edição publica três poemas inéditos.

A todas e todos, uma ótima leitura e uma excelente semana!