Edição 269 | 18 Agosto 2008

Sala de Leitura

IHU On-Line

Saiba o que os colegas da comunidade estão lendo

“Estou lendo A cultura do novo capitalismo, de Richard Sennett (Record, 2006, 189p.). Nesse livro, o autor analisa como a transformação do capitalismo industrial para um capitalismo globalizado, fortemente mutável e volátil, vem se atravessando nas vidas individuais e coletivas. Resultado de um ciclo de conferências proferidas na Universidade de Yale, a obra aborda três temas: as mudanças institucionais, o medo dos indivíduos em tornarem-se supérfluos naquilo que chama de ‘sociedade de capacitação’ e a articulação entre consumo e atitudes políticas no mundo atual. Com um texto instigante e provocativo, mostra como os valores, as relações de trabalho e os modos de vida estão imbricados com esse novo capitalismo. Certamente, uma leitura que contribui para a compreensão da sociedade atual.”

Karla Saraiva é professora do Curso de Engenharia Civil da Unisinos e componente da Equipe de Formação de Professores da Universidade. É graduada e mestre em Engenharia Civil, pela UFRGS, e doutora em Educação por essa mesma instituição.

*SENNET, Richard. A cultura do novo capitalismo (Rio de Janeiro: Record, 2006, 189p.) - Karla Saraiva