FECHAR
Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).
IHU On-Line
“Estou lendo A cultura do novo capitalismo, de Richard Sennett (Record, 2006, 189p.). Nesse livro, o autor analisa como a transformação do capitalismo industrial para um capitalismo globalizado, fortemente mutável e volátil, vem se atravessando nas vidas individuais e coletivas. Resultado de um ciclo de conferências proferidas na Universidade de Yale, a obra aborda três temas: as mudanças institucionais, o medo dos indivíduos em tornarem-se supérfluos naquilo que chama de ‘sociedade de capacitação’ e a articulação entre consumo e atitudes políticas no mundo atual. Com um texto instigante e provocativo, mostra como os valores, as relações de trabalho e os modos de vida estão imbricados com esse novo capitalismo. Certamente, uma leitura que contribui para a compreensão da sociedade atual.”
Karla Saraiva é professora do Curso de Engenharia Civil da Unisinos e componente da Equipe de Formação de Professores da Universidade. É graduada e mestre em Engenharia Civil, pela UFRGS, e doutora em Educação por essa mesma instituição.
*SENNET, Richard. A cultura do novo capitalismo (Rio de Janeiro: Record, 2006, 189p.) - Karla Saraiva
“O livro que estou lendo atualmente tem o título The eyes of the skin - architecture of the senses, de Juhani Pallasma (Jonh Wiley & Sons Ltda, 2005, 80 p.). O livro trata da dominância do sentido visual na cultura contemporânea, principalmente na prática e educação arquitetônica atual. Desenvolve a idéia de que, apesar da nossa percepção do mundo ser formulada por informações provenientes dos cinco sentidos (mesmo que recebidas por canais diferentes), muito da arquitetura produzida considera apenas um - a visão. O autor coloca que é a possibilidade de ação que separa a Arquitetura de outras formas de arte. Conseqüentemente, uma reação corporal é um aspecto inseparável da experiência arquitetônica. Com o instigante título Os olhos da pele, o livro percorre desde aspectos históricos da consolidação do paradigma visual até sua desconstrução, rumo a uma Arquitetura mais completa e integrada, tendo os sentidos e o corpo como novo paradigma. De fácil leitura, o livro já pode ser considerado um clássico para todos aqueles que trabalham na produção de qualquer forma de Arte.”
Betina Martau possui mestrado em Arquitetura, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, cursa Doutorado em Engenharia Civil na Unicamp, em Campinas (SP), na área de Arquitetura e Construção e é professora adjunta no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos, em cursos de graduação e pós-graduação.
*PALLASMA, Juhani. The eyes of the skin - architecture of the senses (Jonh Wiley & Sons Ltda, 2005, 80 p.) - Betina Martau