Edição 263 | 24 Junho 2008

IHU Online

Confira os eventos dessa semana realizados pelo IHU

Dia 24/06/2008
Colóquio Internacional A Corte no Brasil: População e Sociedade no Brasil e em Portugal no início do século XIX
Painel: Perspectivas de estudo sobre a população luso-brasileira nos primórdios do século XIX.
Coordenação: Maria Silvia Bassanezi (NEPO-UNICAMP) – Vice-Coord. do GT População e História ABEP / Integrante do GP Demografia e História CNPq, Maria Luiza Marcílio (USP), Maria Beatriz Nizza da Silva (Universidade Aberta - Portugal) e Eni Samara (USP)
Horário: das 19h45min às 22h

Dia 25/06/2008
Mesa-redonda 1: Fontes para o estudo da População e da Sociedade luso-brasileira nos primórdios do século XIX.
Coordenador: Paulo Roberto S. Moreira (Unisinos)
Participantes: Renato Venâncio (UFOP - Arquivo Público do Estado de MG) e integrante do GP Demografia e História CNPq, Carlos Bacellar (USP – Arquivo Público do Estado de SP) e integrante do GP Demografia e História CNPq, e Antonio Otaviano Vieira Júnior (UFPA) e integrante do GP Demografia e História CNPq.
Horário: das 19h45mim às 22h
Palestra: “Dom João VI: As imagens do Rei” - Ismênia Martins - UFF e FAPERJ
Das 17h às 18h30min, na sala 1G119

Dia 26/06/2008
Mesa-redonda 2: Cultura e Sociabilidade no Brasil nos primórdios do século XIX.
Debatedora: Ismênia Martins (UFF - FAPERJ)
Participantes: Lorelai Kury (FIOCRUZ), Lúcia Bastos das Neves (UERJ), Jurandir Malerba (UNESP-Franca/SP) e Ruth Gauer (PUCRS)

Dia 26/06/2008
IHU Idéias
A comunicação paulina e as práticas publicitárias: análise das cartas canônicas  de São Paulo via o contexto da publicidade e propaganda
Palestrante: Denis Simões – Unisinos
Horário: das 17h30min às 19h
Local: Sala 1G119 – Instituto Humanitas Unisinos – IHU

Dia 27/06/2008
Mesa-redonda 3: Etnias, ocupação de território e projetos de civilização no Brasil nos primórdios do século XIX.
Debatedor: Fábio Kühn (UFRGS)
Participantes: John Monteiro (UNICAMP), Manolo Florentino (UFRJ) e Helen Osório (UFRGS)
Horário: das 19h45min às 22h

Dia 30/06/2008